Cinto de segurança para eletricista: sua importância e função na atividade

Cinto de segurança para eletricista: sua importância e função na atividade
Tempo de leitura 3 minutos

Lidar com eletricidade é uma atividade que envolve altos riscos, principalmente quando o as tarefas incluem contato com redes de alta tensão. O cinto de segurança para eletricista é um equipamento obrigatório para trabalhadores que precisem operar a mais de dois metros do chão, tendo por finalidade evitar quedas e estabilizar o eletricista, deixando livres as suas mãos para realizar a tarefa.

O risco de acidente é um aspecto inerente ao trabalho do eletricista. Cabe à empresa, por meio de técnicos de segurança do trabalho ou engenheiros, identificar todos os riscos de acidentes ou à saúde dos funcionários. A partir da identificação desses riscos, as empresas devem estabelecer medidas preventivas, dentre as quais estão o uso de equipamentos de segurança coletiva e equipamentos de segurança individual.

Os equipamentos de segurança coletiva são aqueles que protegem o trabalho da coletividade. Os equipamentos individuais, como o cinto de segurança para eletricista, têm a finalidade de proteger o trabalhador individualmente.

Principais EPIs para eletricistas

Cabe à empresa adquirir os EPIs para eletricista e disponibilizar esses dispositivos aos trabalhadores, sempre em perfeito estado de uso. O não cumprimento dessa norma sujeita o empregador a sanções, da mesma forma que o uso por parte do trabalhador é obrigatório, assim como deve haver supervisão de serviços que envolvam redes de alta tensão e riscos de acidentes com eletricidade.

Ouro ponto importante a ser levado em conta é que os serviços de eletricidade devem ser realizados por profissionais devidamente capacitados, autorizados e treinados para realizar todas as ações de prevenção contra acidentes.

Para trabalhar nesses ambientes, o eletricista deve estar protegido pelo capacete de segurança, pela botina de segurança, pela luva de proteção, manga isolante de borracha, protetor facial contra arco elétrico e vestimentas especiais contra elementos térmicos provenientes do arco elétrico.

Cinto de segurança para eletricista

Todos os equipamentos citados acima têm a finalidade de evitar que o profissional seja atingido por descargas elétricas. O cinto de segurança para eletricista, por sua vez, possui a finalidade de proteger o trabalhador em caso de quedas e oferecer condições adequadas de estabilidade para realização das tarefas.

O cinco de segurança paraquedista distribui o peso do eletricista, de modo a evitar sua queda. O cinto de segurança para eletricista com talabarte, por sua vez, é um dispositivo que faz a ligação entre o cinto tipo paraquedista e um determinado ponto de ancoragem.

O cinto tipo talabarte pode ser de proteção contra quedas ou de posicionamento. O talabarte contra quedas permite que ao eletricista se locomover entre um e outro ponto de ancoragem, além de liberar as mãos do colaborador para que ele possa realizar as tarefas. Em caso de queda, o mecanismo induz a desaceleração do corpo. O cinto de talabarte de posicionamento funciona de forma diferente, posicionando o profissional em um ponto, mantendo-o fixo ao longo da execução da tarefa.

Cuidados com o cinto de segurança para eletricistas

Alguns cuidados importantes devem ser tomados com o equipamento, que precisa ser guardado em locais limpos, secos e onde não bata sol.

O cinto de segurança tipo paraquedista não pode ser exposto a materiais corrosivos, como ácidos e hidrocarbonetos. O equipamento deve ficar fora de contato com objetos cortantes, pois pode ser danificado.