Conheça os 8 principais EPIs para construção civil separados por função

Tempo de leitura 4 minutos

Você sabe o que são os EPIs? EPIs são os Equipamentos de Proteção Individual, acessórios utilizados para proteger os trabalhadores contra riscos durante o exercício de suas atividades profissionais. Nesse post vamos conhecer quais são os principais EPIs para construção civil, suas funções e seu uso nos canteiros de obra.

Antes de mais nada, é preciso lembrar que o uso dos Equipamentos de Proteção Individual só deve ser feito quando for impossível criar condições para eliminar as potenciais ameaças que os trabalhadores podem sofrer durante o exercício de suas tarefas.

No Brasil, o uso dos Equipamentos de Proteção Individual é regulamentado pela NR 6 desde 1978 e revisado rotineiramente pelo Ministério do Trabalho. Apesar da evolução do uso de EPIs no país, ainda não existe um selo de conformidade para padronizar a distribuição dessas ferramentas importantíssimas no mercado e o treinamento sobre o tema é considerado insatisfatório por especialistas em segurança do trabalho.

EPIs para construção civil

Estatísticas mostram que todos os anos ocorrem mais de 4 mil acidentes que levam trabalhadores a morte no Brasil. Esse é o um dos países mais perigosos para quem é profissional da construção civil atuar, sendo registradas, em média, 342 mortes por mês.

Esses dados preocupantes quase sempre podem ser relacionados às negligências das normas de trabalho e segurança, como a falta de preparo e treinamento adequado para os profissionais ou o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual defasados e com defeitos.

De acordo com a NR 6, todos os trabalhadores da construção civil devem receber, gratuitamente, equipamentos perfeitamente conservados e em pleno funcionamento. Para a utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual, é preciso pleno conhecimento sobre a utilidade e o funcionamento de cada um deles.

8 principais EPIs para construção civil por função

Muitos trabalhadores compartilham o espaço do canteiro de obras e alguns deles possuem necessidades específicas quando o assunto são os Equipamentos de Proteção Individual. Abaixo, a relação das principais funções que podem ser encontradas em um canteiro de obras em plena atividade e os EPIs necessários para a segurança dos profissionais alocados:

  • Administração: em geral, apenas o calçado de segurança é imprescindível;
  • Almoxarifado: luvas (raspa) para evitar qualquer dano durante a manipulação de materiais;
  • Armadores: óculos protetivo para evitar impactos, avental, mangotes, luvas (raspa) e calçado de segurança;
  • Azulejista: óculos protetivo para evitar impactos e luvas (látex ou PVC);
  • Carpinteiro: óculos protetivo para evitar impactos, protetor facial, avental, luvas (raspa) e calçado de segurança;
  • Eletricista: óculos protetivo para evitar impactos, luvas (borracha), calçado de segurança e cinturão de segurança.

É preciso lembrar que o protetor auricular e o capacete são itens obrigatórios em todas as funções do canteiro de obras. Confira abaixo quais são os Equipamentos de Proteção Individual mais comuns na construção civil e suas funções:

  1. Capacete: fornece proteção contra a queda de materiais;
  2. Protetor auricular: fornece proteção contra o ruído alto e contínuo;
  3. Protetor auricular em forma de concha: fornece o mesmo tipo de proteção, mas é utilizado por profissionais sujeitos a detritos e sujeira;
  4. Calçado de segurança: fornece proteção contra perfurações, queda de objetos e evita derrapagens;
  5. Luvas: fornecem proteção contra cortes e lesões e evita o contato direto com materiais;
  6. Óculos: fornecem proteção contra partículas.
  7. Viseiras: assim como o EPI anterior, as viseiras protegem os olhos contra contato com partículas nocivas.

Pesquisando por EPI para construção civil? Fale com a gente!

Precisando de Equipamentos de Proteção Individual? O Mundo Linha Viva é especializado! Com foco e atendimento personalizado, somos hoje uma das empresas mais procuradas quando o assunto são EPIs, uniformes e ferramentas. Nossos consultores comerciais estão prontos para solucionar qualquer suas dúvidas sobre o tema. Clique aqui, encontre uma vasta linha de produtos de segurança a sua disposição e compare nossos preços. São diversas opções para construção civil, indústria alimentícia, prestadores de serviços e outros profissionais.