Durabilidade de EPI: saiba tudo sobre a periodicidade de substituição dos EPIs

Capacetes EPIs
Tempo de leitura 2 minutos

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são itens fundamentais para que os trabalhadores de diversos setores e funções possam desempenhar suas atividades em segurança, sem colocar em risco sua saúde, bem-estar e integridade física. De acordo com as legislações trabalhistas vigentes no Brasil, o empregador tem o dever de fornecer os equipamentos necessários para manter seus funcionários protegidos e oferecer orientações sobre como usar os dispositivos corretamente.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e as diversas normas regulamentadoras que regem as relações trabalhistas também apontam que os EPIs oferecidos devem ter o Certificado de Aprovação emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e atentam sobre a necessidade de se preocupar com a vida útil e durabilidade dos equipamentos de segurança. Nesse sentido, é fundamental que os EPIs sempre sejam conservados e higienizados de maneira adequada, de modo a permanecer em condições ideais de uso.

Periodicidade de substituição de EPI

Mesmo com todos os cuidados, os Equipamentos de Proteção Individual possuem uma validade para utilização — e devem ser substituídos após um tempo. A periodicidade de substituição de um EPI depende das propriedades do dispositivo e de sua forma de uso e, em geral, a durabilidade do equipamento é previamente determinada por seu fabricante. O material não deve ser utilizado após o prazo de validade indicado.

Vale destacar, no entanto, que a periodicidade de substituição de um EPI pode sofrer variações resultantes de diversos fatores — sendo que o principal deles é o uso contínuo. Isso significa que um EPI que é utilizado de forma mais frequente ou contínua pode ter sua durabilidade comprometida, e a periodicidade de substituição deve ser reduzida.

Também é fundamental que os Equipamentos de Proteção Individual sejam trocados após qualquer tipo de acidente, uma vez que ele pode sofrer avarias que comprometem seu desempenho como dispositivo de segurança. Para um melhor controle com relação ao tempo de durabilidade de um EPI e a necessidade de sua substituição, é importante se atentar ao tempo médio de durabilidade de cada equipamento.

Durabilidade média dos EPIs mais comuns