Entenda a importância e como criar uma matriz de EPI por função

Entenda a importância e como criar uma matriz de EPI por função
Tempo de leitura 4 minutos

Quem acompanha as postagens aqui no blog, sabe como é importante ter um controle completo de todos os equipamentos de proteção individual que são utilizados no dia a dia. E, para facilitar tal administração, a matriz de EPI por função tem um papel crucial. Você sabe dizer o que é?

A gente explica: matriz de EPI por função é uma tabela, uma forma de se organizar, a quantidade de EPIS, os modelos disponíveis, o período estimado para substituições de cada item e também o que mais é necessário para o escopo de trabalho. Basicamente, é uma matriz com todas as informações mais relevantes sobre os equipamentos.

Matriz de EPI por função

Não é segredo para ninguém que os equipamentos de proteção individual são essenciais para garantir segurança e tranquilidade ao trabalhador, principalmente quando pensamos em atividades com riscos claros à integridade física de homens e mulheres, como em canteiros de obras da construção civil, em trabalhos em alturas, com eletricidade e por aí vai.

E cabe à empresa responsável por tais atividades a disponibilização dos EPIs aos seus funcionários, assim como o controle sobre o seu uso, reposição, aquisição e todos os custos envolvidos. Justamente por isso, a matriz de EPI é tão importante e deve ser adotada por todas as organizações que lidam com atividades consideradas de risco conforme a legislação brasileira, sem exceção.

Sobre sua estruturação, a matriz deve ser criada e separada por função. Em outras palavras, de acordo com cada atividade profissional realizada pela empresa. Por exemplo, é preciso ter uma matriz de EPI para trabalhos em altura e outra matriz para trabalhos com eletricidade. A separação pode ser apenas em prol da organização, ou seja, no próprio documento de texto ou planilha. E tem um bom motivo para isso: dessa maneira é possível organizar melhor cada EPI de acordo com a função, quantidade de itens disponíveis, o que precisa ser reposto com urgência e vários outros detalhes.

Para deixar tudo ainda mais claro, vejamos um exemplo:

  • Uma empresa com 10 colaboradores;
  • 12 pares de luvas de alta tensão disponíveis;
  • Necessidade de troca desses EPIs a cada 6 meses.

Logo, a troca dos EPIs será realizada duas vezes por ano, combinado? Dentro desse cenário, a matriz deve considerar o seguinte cálculo:

Se cada luva tem o valor hipotético de R$30,00, o custo anual do EPI para essa função será de R$720,00. A mesma lógica deve ser aplicada a todos os outros equipamentos de proteção individual que são utilizados ao longo do ano, considerando seu prazo de troca e valor unitário.  Dessa maneira, você conseguirá visualizar com clareza os custos dos EPIs por função.

Importância para a administração da empresa

A matriz de EPI por função é importante em vários sentidos e não somente para verificar o custo de cada item ao longo do ano. É uma análise que também favorece a organização administrativa da empresa, pois garante um cenário bem claro sobre os investimentos feitos e quais valores deverão ser empregados em um futuro próximo. Com tudo isso em mãos é possível destinar e/ou alocar verbas específicas em determinados casos, sem que você se surpreenda ou tenha despesas inesperadas.

Procurando por EPI? Fale com o Mundo Linha Viva!

Com anos de experiência em um dos segmentos mais concorridos do mercado, o Mundo Linha Viva é referência em EPI porque trabalha somente com produtos de alta qualidade, possui um estoque diversificado e oferece suporte personalizado e especializado para todos os clientes.

Entre em contato hoje mesmo por e-mail, clicando aqui, ou ligue para (11)3500-1497 para conversar com nosso time comercial.

Crédito: Serts / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus