EPCs e eletricidade: equipamentos de proteção coletiva obrigatórios para eletricista

Tempo de leitura 2 minutos

O equipamento de proteção coletiva (EPC) para eletricista é aquele destinado a garantir condições para que os trabalhadores possam desempenhar suas funções em segurança. As condições necessárias de segurança e determinações dos EPC para eletricidade são o produto de um estudo de risco, que deve ser feito por profissionais qualificados, estando relacionadas à fase de planejamento do projeto.

As normas de segurança a ser cumpridas em ambientes que envolvem serviços de eletricidade e alta tensão estão contidas na Norma Regulamentadora  de número 10 (NR 10), que determina que o Prontuário de Instalações Elétricas deve ser mantido por estabelecimento em que a carga seja superior a 75 KW, incluindo instruções e procedimento de segurança e saúde, descrição de medidas e controles presentes, documentação das inspeções, especificação dos EPC e EPIs para eletricidade.

As medidas de proteção coletivas incluem procedimentos e o uso de equipamentos de isolamento das partes vivas, além de colocação de obstáculos, barreiras e sinalização, sistema de seccionamento automático da alimentação, bloqueio do religamento automático e aterramento das instalações elétricas.

EPCs para eletricidade

Cone de sinalização

A finalidade desse equipamento é a sinalização de eventuais áreas de risco, orientando o fluxo das pessoas em segurança. O material a ser utilizado nesse equipamento de proteção coletiva para eletricista é o polietileno, por causa da capacidade de resistência a intempéries e a impacto.

Fita de sinalização

A finalidade da fita de sinalização é semelhante à do cone. A fita serve para comunicar que se trata de uma área de risco e isolá-la, de modo a impedir o trânsito de pessoas.

Grade metálica dobrável

Tem a mesma finalidade da fita de sinalização. É um EPI para eletricidade utilizado para sinalizar e isolar áreas de risco ou em que esteja ocorrendo um trabalho envolvendo riscos.

Banqueta isolante

Ajuda o operador a alcançar locais mais altos, assim como isola o trabalhador durante a ação em subestações, painéis elétricos e cubículos.

Manta isolante

Esse equipamento de proteção coletiva para eletricista é utilizado para isolar equipamentos energizados durante a execução do serviço. Também serve para fazer o isolamento da área.

Extintor de incêndio

É o EPC para eletricidade mais conhecido, tratando-se de equipamento de combate a incêndio, que deve estar presente em qualquer instalação onde aja risco. No caso de equipamentos elétricos energizados, o extintor indicado, em caso de incêndio, é o de gás carbônico.