EPI para gari: saiba quais equipamentos usados por coletores de lixo

EPI para gari: saiba quais equipamentos usados por coletores de lixo
Tempo de leitura 3 minutos

É comum associarmos o uso dos equipamentos de proteção individual a trabalhos com riscos evidentes, como no dia a dia da construção civil, trabalhos em altura, em redes elétricas, etc. Afinal de contas, podemos perceber facilmente os perigos envolvidos em ambientes assim. Porém, o que pouca gente percebe é a importância do EPI para coletores de lixo, os famosos e indispensáveis garis! Você sabe dizer quais são os EPIs para gari obrigatórios e suas características?  Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog do Mundo Linha Viva!

EPI para coletores de lixo

São cinco os equipamentos de proteção individual que todo gari deve obrigatoriamente utilizar durante o trabalho. São eles:

  1. Luva de proteção: pode ser de PVC, Latex ou descartável (polietileno) e tem como função principal a proteção do trabalhador no que diz respeito ao contato das mãos e punhos com substâncias tóxicas. As luvas também protegem contra cortes e perfurações;
  2. Botina de segurança: essencial no dia a dia do gari que anda dezenas de quilômetros por dia, a botina de segurança deve ser confortável e resistente, garantindo mobilidade e protegendo os pés do coletor;
  3. Máscaras de proteção: além do mau cheiro, mas máscaras de proteção atuam contra a polução das grandes cidades, aliviando um pouco o desconforto diário do trabalho do gari. Também reduzem as chances de inalação de substâncias contaminantes;
  4. Protetor auricular: EPI para gari quase nunca lembrado, o protetor auricular é fundamental na rotina de homens e mulheres que trabalham nas ruas movimentadas e barulhentas das grandes cidades. Sua utilização é essencial para combater a poluição sonora e seus males;
  5. Uniforme: assim como ocorre dentro de qualquer outra organização, os uniformes têm como função principal garantir a identificação do trabalhador. No caso dos garis, por exemplo, é um item obrigatório.

Qualidade e verificação dos EPIs para garis

Quem acompanha as postagens aqui no blog sabe que sempre batemos na tecla da qualidade. E nem poderia ser diferente, afinal de contas, lidamos com equipamentos de proteção individual que garantem proteção e tranquilidade dentro das mais variadas atividades profissionais. Todo e qualquer EPI deve atender aos padrões mínimos de qualidade, independente de onde serão utilizados.

Cada EPI para gari, do uniforme às luvas de proteção, devem apresentar condições ideais de uso. Para tal, um detalhe que faz toda a diferença é a verificação diária do estado de conservação dos mesmos. O gari, homem ou mulher, deve observar (antes da utilização em si) se há algum dano nos EPIs. Por exemplo, se há buracos nas luvas ou se o solado da botina de segurança está muito desgastado.

Procurando por EPI para coletor de lixo? Fale com quem entende do assunto.

O Mundo Linha Viva é referência de qualidade e variedade dentro do mercado nacional de EPIs. Por aqui, você encontra diversos produtos de altíssimo padrão para garantir segurança e tranquilidade aos seus colaboradores. É o caso, por exemplo, da linha de equipamentos de proteção individual para garis. CLIQUE AQUI para acessar página com todos os itens disponíveis.

Aproveite para também falar nosso time comercial! A equipe é formada por profissionais experientes e que lidam diariamente com dezenas de pedidos, de todo o Brasil, de EPIs. Todas as suas dúvidas serão respondidas com objetividade e clareza. O atendimento é personalizado desde o primeiro contato.  Envie hoje mesmo o seu e-mail, clicando aqui, ou ligue para o telefone (11) 3500-1497.

Crédito: daniele russo / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus