EPI para jardineiro: saiba quais equipamentos obrigatórios para atividade de jardinagem

jardineiro usando EPIs
Tempo de leitura 3 minutos

Por mais inofensiva que a profissão de jardineiro pareça, quem se dedica ao cultivo e manutenção de plantas precisa manusear ferramentas específicas e agentes químicos. Para evitar prejuízos à saúde e integridade física do profissional de jardinagem, portanto, é essencial que as atividades referentes a esta função sejam sempre realizadas com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados.

Trabalho de jardinagem: quais os riscos ocupacionais?

Muitas das ferramentas utilizadas pelo jardineiro são potencialmente perigosas e oferecem risco de acidentes. É o caso das tesouras de poda, por exemplo, que são instrumentos afiados e que precisam ser manuseados com técnica, cuidado e precisão. Caso o profissional utilize maquinário como serras automáticas ou equipamentos de capinação, os perigos são ainda maiores.

Além disso, o jardineiro está sujeito a sofrer ataque de insetos e/ou de animais peçonhentos que habitam os jardins e plantações. Caso ele lide com árvores e precise subir nelas para realizar poda ou colheita, há risco de queda, e a presença de herbicidas e agrotóxicos é prejudicial à pele e ao sistema respiratório. Há, ainda, os riscos associados à exposição aos raios solares e produtos químicos contaminantes.

Principais EPIs para jardineiro

De acordo com a Norma Regulamentadora de número 6 (NR 6), todas as empresas têm o dever de fornecer a seus colaboradores os Equipamentos de Proteção Individual adequados para proteger o trabalhador dos riscos que podem ameaçar sua segurança e saúde no trabalho. No caso do jardineiro, os principais EPIs que devem ser fornecidos são:

Luvas de proteção

As luvas de proteção são essenciais para proteger as mãos do jardineiro durante a execução de suas tarefas. As luvas de borracha são as mais indicadas para lidar com substâncias químicas, enquanto as luvas de malha de aço devem ser usadas para manusear ferramentas perfurocortantes.

Avental de raspa

O avental de raspa é um EPI que protege o corpo do profissional caso alguma ferramenta escape de sua mão ou no caso de contato com espinhos ou outros pedaços de mato que podem machucar a pele.

Óculos de segurança

Dispositivo essencial para garantir a segurança dos olhos do usuário, os óculos de proteção evitam que a visão do trabalhador seja afetada pelos pedaços de mato que estão sendo cortados.

Calçado de segurança

O calçado de segurança trata-se de um Equipamento de Proteção Individual que protege os pés do jardineiro contra cortes e perfurações.

Protetor auricular

Fundamental para proteger a audição do profissional, o protetor auricular deve ser utilizado quando a atividade do jardineiro envolver o uso de maquinário que produz ruído elevado.

Máscara respiratória

Tanto a máscara respiratória como o protetor facial devem ser utilizados pelo jardineiro profissional em caso de manuseio de produtos químicos como agrotóxicos.

Protetor solar e chapéu de proteção

Essenciais para garantir a saúde de profissionais que trabalham expostos ao calor intenso e raios solares.

Especializada em distribuição de Equipamentos de Proteção Individual, Uniformes Profissionais e Ferramentas, o Mundo Linha Viva é uma empresa que foca no atendimento especializado e personalizado. Confira todos os EPIs para jardineiro disponíveis em nosso catálogo e solicite um orçamento!