Saiba quais os principais EPIs para cozinha e seus profissionais

cozinha profissional EPIs
Tempo de leitura 3 minutos

Cozinhas industriais e profissionais são ambientes que se dedicam ao preparo de refeições para empresas de diversos segmentos, tais como redes hoteleiras, companhias aéreas, hospitais, cantinas, restaurantes localizados dentro das organizações, penitenciárias e outros locais que oferecem serviço de alimentação privativo. Trata-se de um local de trabalho que demanda muitos cuidados no que diz respeito à higiene e segurança, exigindo o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e atenção às normas sanitárias.

Com rotina de trabalho muito intensa, a cozinha industrial é um local onde muitos profissionais atuam ao mesmo tempo, muitas vezes correndo contra o tempo para entregar os alimentos com qualidade e ainda quentes. Trata-se, portanto, de um ambiente laboral que pode ser muito estressante, além de oferecer riscos físicos associados ao uso de facas afiadas, panelas quentes, lâminas e óleos. Há também a possibilidade de o piso do local ser escorregadio, o que pode causar quedas e escorregões.

Medidas de segurança em uma cozinha industrial

O Brasil possui legislação bastante rígida em relação ao funcionamento de cozinhas industriais, e há regras específicas que abordam detalhes referentes à construção desses espaços, materiais utilizados nos acabamentos, regras sanitárias, utensílios de trabalho, mão de obra contratada e documentação exigida.

No que diz respeito à segurança do trabalho, é exigido que os profissionais sejam devidamente treinados e estejam aptos para exercer suas atividades com responsabilidade. Quem atua na cozinha deve saber como manusear facas, agentes químicos, fogões e demais instrumentos que podem representar algum tipo de risco. Além disso, eles devem conhecer as normas de segurança e exigências técnicas estabelecidas por lei, sempre cumprindo as exigências com zelo.

Principais EPIs para cozinha industrial

O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é essencial para garantir a segurança dos trabalhadores durante a realização de suas atividades profissionais na cozinha industrial. Esses dispositivos devem ser oferecidos de maneira gratuita pela empresa, sempre em perfeito estado de conservação e funcionamento adequado aos riscos existentes. Ao profissional, cabe a responsabilidade de sempre utilizar o EPI para a finalidade a que ele se destina e cuidar de sua conservação.

Os principais EPIs para cozinha industrial, são:

Botas de segurança

Os calçados de segurança protegem os pés do usuário do contato com ferramentas de corte, respingos de materiais quentes e quedas de panelas. Além disso, possuem solado que previne escorregões e quedas no ambiente de trabalho.

Máscara de proteção

As máscaras de proteção impedem a aspiração de partículas potencialmente nocivas (como pó de farinha, que pode irritar o sistema respiratório), além de conferir maior higiene ao alimento que está sendo manipulado.

Toucas

Embora não esteja associada à segurança do colaborador neste caso, as toucas de proteção são importantes dentro da cozinha industrial porque impedem a queda de fios de cabelo nos alimentos, garantindo maior higiene aos produtos.

Luvas de proteção

As luvas de proteção são essenciais para proteger as mãos do profissional que atua na cozinha. Quem lida com facas e ferramentas de corte deve utilizar luvas de malha de aço, enquanto os trabalhadores que manipulam produtos químicos precisam utilizar luvas de látex.

Aventais

Essenciais para proteger o tronco dos profissionais, os aventais conferem proteção térmica e química para quem trabalha em cozinha industrial.