Saiba quais os principais equipamentos e ferramentas para linha viva

Tempo de leitura 3 minutos

Todo trabalhador, quando no desempenho de suas atividades profissionais, pode estar exposto a riscos relacionados à sua integridade física e à sua saúde. Em razão disso, existe a área da segurança do trabalho, a partir da qual foi estruturada uma rede de normas de proteção ao trabalhador durante o exercício de sua atividade específica.

Cabe a cada empresa identificar os riscos inerentes à sua rotina de atividades e adotar as medidas previstas pelas normas regulamentadoras para proteger o trabalhador contra esses riscos.

Os equipamentos e ferramentas para linha viva são itens ligados ao trabalho de eletricistas e profissionais que trabalham em ambientes em que haja contato direto com a eletricidade e risco de acidentes que coloquem em risco sua integridade física. Entre os trabalhadores que precisam lidar com equipamentos para linha viva estão os eletricistas que fazem manutenção nos postes da rede pública de alta tensão e aqueles que trabalham nas estações internas de distribuição.

Os equipamentos e ferramentas para linha viva foram desenvolvidos com base nos riscos a que o eletricista de linha viva está submetido durante suas atividades. A finalidade é proteger o trabalhador contra o risco de sofrer choques e descargas elétricas.

Métodos de trabalho e categorias de trabalho em linha viva

Os trabalhadores em linha viva estão divididos em três tipos principais. Essas categorias existem para que, com base no enquadramento da atividade em uma delas, se possa determinar quais os equipamentos e ferramentas para linha viva necessários ao exercício da atividade profissional em segurança.

Método ao contato

Esse método é adequado ao eletricista de linha viva que opera com ambientes de baixa tensão e precisa ter contato direto com as superfícies energizadas.

O método ao contato inclui a utilização de plataformas de sustentação isoladas, luvas de proteção e vestimentas com mangas cobertas.

Método à distância

Ente os equipamentos para linha viva utilizados no método à distância estão os bastões de fixação, que servem para isolar e afastar o trabalhador das superfícies energizadas. Essa medida se faz necessária quando o eletricista de linha viva trabalha em ambientes com até 230 quilovolts.

Método ao potencial

É aplicado às redes de altas tensões. O trabalhador, além de se manter mais afastado da superfície energizada, precisa utilizar vestimentas à prova de chamas.

Equipamentos e ferramentas para linha viva

O trabalho de um eletricista de linha viva envolve uma série de equipamentos e ferramentas. Além dos equipamentos de segurança, há uma série de ferramentas de medição, operação e reparo.

Alguns dos principais equipamentos e ferramentas para linha viva são o detector de tensão, o detector de ausência de tensão, a escada extensiva, para reparo e manutenção em postes da rede pública, o loadbuster, dispositivo de abertura de carga, os isolantes elétricos, as ferramentas isoladas, as carretilhas T e a cinta de nylon de elevação de carga.