Saiba quais os principais tipos de EPIs hospitalares relacionados à enfermagem

Tempo de leitura 4 minutos

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são acessórios utilizados para proteger os trabalhadores contra qualquer risco durante o exercício de suas profissões. Na área da saúde, como nos hospitais, eles também são usados por médicos e enfermeiros. Nesse post você vai conhecer quais são os principais EPIs hospitalares de enfermagem e suas funções.

Todos sabem que ambientes como o dos hospitais não são brincadeira. Para trabalhadores dessa área como os enfermeiros, entretanto, eles fazem parte do cotidiano. Os perigos podem passar despercebidos pelas pessoas comuns, mas esses profissionais sabem que a saúde dos pacientes é coisa séria e, por isso, além de preparo é necessário cuidado com a segurança. Assim, Equipamentos de Proteção Individual para enfermagem são fundamentais.

Na área da saúde, ao exercer corretamente a medicina, os Equipamentos de Proteção Individual são utilizados para minimizar a exposição dos profissionais em relação a determinadas ameaças ocupacionais, em condições específicas. Os mais comuns para os enfermeiros são as máscaras, botas, luvas, capas, óculos e gorros.

No Brasil, o uso dos Equipamentos de Proteção Individual é regulamentado pela NR 6 desde 1978 e revisado rotineiramente pelo Ministério do Trabalho. Os enfermeiros, contudo, seguem a NR 32, criada especificamente para orientar os profissionais da área no uso dos EPIs, já que eles estão em contato com diversos tipos de pacientes e doenças e fornecem os mais variados tipos cuidados.

EPIs hospitalares de enfermagem

Conforme dito anteriormente, os Equipamentos de Proteção Individual para enfermeiros evitam contaminações e proporcionam qualidade no atendimento de pacientes. Muitos entre os enfermos estão imunologicamente comprometidos e o contato com qualquer tipo de vírus pode complicar ainda mais o quadro clínico apresentado.

A NR 32 oferece diretrizes para o trabalho dos profissionais de saúde, evitando ocorrências que envolvem desde a perfuração com seringas até a infecção por vírus ou bactérias. Ela trata de situações em que os agentes de saúde são expostos a riscos biológicos, químicos e físicos, como radiação, por exemplo.

A norma ainda prevê que todos os profissionais expostos a agentes biológicos devem usar equipamentos adequados, seguindo criteriosamente a lista de Equipamentos de Proteção Individual obrigatórios para enfermeiros e demais trabalhadores da área. Confira abaixo os principais tipos de EPIs hospitalares para enfermagem:

  • Luvas: fornecem proteção contra ameaças biológicas e químicas. Quanto maior o perigo de contágio, mais resistente precisa ser o acessório;
  • Gorro: fornece proteção contra partículas e contra a queda de cabelos em materiais de trabalho;
  • Capote: fornece proteção no centro de cirurgia e é uma outra barreira contra substâncias. Deve ser descartado;
  • Sapato de segurança: calçado fechado, conforme determina a regulamentação;
  • Máscara: ao lado da luva, forma o conjunto básico de Equipamentos de Proteção Individual para enfermeiros, prevenindo acidentes biológicos e contaminação respiratória;
  • Óculos: fornece proteção para os olhos contra componentes radioativos e químicos.

NR 32

A NR 32 é um complemento da NR 6. Conforme esta estabelece, é dever do patrão oferecer sem nenhum custo todos os Equipamentos de Proteção Individual necessários para o exercício das atividades profissionais que enfrentam riscos de acidente.

De acordo com a NR 32, os EPIs para enfermagem, sejam eles descartáveis ou não, devem ser fornecidos em quantidade suficiente para garantir sua imediata reposição ou substituição caso necessário. Além do já disposto nas normas vigentes, os EPIs para enfermeiros devem ser avaliados todos os dias para que se averigue sua qualidade e precisam estar guardados em locais acessíveis. As normas também exigem que sejam criados procedimentos de limpeza e descontaminação de todos os locais, incluindo EPIs e outros materiais de uso.

 

Precisando de Equipamentos de Proteção Individual para enfermagem?

O Mundo Linha Viva é especializado! Com foco e atendimento personalizado, somos hoje uma das empresas mais procuradas quando o assunto são EPIs, uniformes e ferramentas. Nossos consultores comerciais estão prontos para solucionar qualquer suas dúvidas sobre o tema. Clique aqui, encontre uma vasta linha de produtos de segurança a sua disposição e compare nossos preços. São diversas opções para todos os profissionais!