Veja a função e características do blusão de raspa para soldador

soldagem profissional EPI
Tempo de leitura 3 minutos

Considerado um Equipamento de Proteção Individual (EPI) essencial para quem trabalha como soldador, o blusão de raspa cumpre a função de proteger o tronco, pescoço e os braços do usuário em trabalhos de solda. Este é um dispositivo de segurança confeccionado em raspa — a camada inferior do couro —, um material resistente e que é capaz de proteger contra radiações não-ionizantes, respingos e agentes cortantes e escoriantes.

Trabalho com solda: o que é e quais os riscos?

O soldador é um profissional responsável pelo processo de soldagem e corte de metais em segmentos da indústria e na construção civil. O trabalho com solda tem o objetivo de realizar a união localizada e permanente de materiais, e pode ser realizado de duas formas: por meio do uso de calor, aquecimento e fusão parcial das partes, ou por meio da aplicação de calor até a deformação localizada das partes a serem unidas.

Independentemente do tipo de soldagem utilizado em seu trabalho, o soldador está sempre sujeito a sofrer queimaduras e escoriações, bem como danos respiratórios e lesões na visão e audição. Para evitar esses problemas, é fundamental que este profissional esteja devidamente paramentado com Equipamentos de Proteção Individual adequados para garantir sua segurança durante a execução de suas atividades laborais.

Blusão de raspa para soldador: o que é e quais as características

O blusão de raspa destaca-se como um dos principais EPIs que devem ser utilizados pelo soldador, garantindo a proteção do tronco e membros superiores contra agentes abrasivos, escoriantes e térmicos provenientes de operações envolvendo maçaricos, solda e materiais de corte. Trata-se de um vestuário de segurança confeccionado em raspa de couro, que proporciona alta resistência aos agentes de risco citados.

Por conta de suas características, o blusão de raspa é indicado para atividades industriais de diversos segmentos, tais como: construção de automóveis, trens e navios, metalúrgicas e siderúrgicas em geral, marmorarias e qualquer outro processo produtivo que necessite de solda.

Em todas essas áreas, é fundamental que o uso do blusão de raspa esteja associado ao zelo no que diz respeito à manutenção do dispositivo. Entre os principais cuidados com o EPI, é necessário estar atento especialmente ao armazenamento em local seco e livre de qualquer umidade ou calor excessivo. Além disso, o dispositivo não deve entrar em contato com ácidos, graxas ou lubrificantes, pois esses materiais podem fazer com que a raspa perca a aderência.

Outros EPIs para soldador

Embora seja fundamental, apenas o blusão de raspa não garante a total segurança do soldador durante suas atividades, e seu uso deve ser combinado a outros EPIs considerados obrigatórios para a profissão. São eles:

Vale destacar que, de acordo com a legislação trabalhista vigente no Brasil, todos os EPIs necessários para garantir a saúde e integridade física de um trabalhador devem ser fornecidos pelo empregador. Além disso, a empresa precisa oferecer orientações sobre como manusear e armazenar os dispositivos corretamente.