Cabeçote para abrir chave fusível: o que é e para o que é usado?

cabeçote para chave de fusível
Tempo de leitura 3 minutos

Se você é um profissional que realiza trabalhos em instalações elétricas, certamente já ouviu falar no cabeçote para abrir chave fusível. Esse é um equipamento de grande importância, já que ele permite a manipulação segura de componentes no sistema elétrico.

cabeçote para chave de fusível

Assim sendo, veja a seguir as principais informações sobre o cabeçote para abrir chave fusível. Entenda seu uso e particularidades de funcionamento. Além disso, tenha em mente uma informação importante. Na hora de adquirir esse ou outros itens de segurança para trabalho com eletricidade saiba que o Mundo Linha Viva é sua melhor escolha.

O que é cabeçote para abrir chave fusível?

De forma geral, esse é um item acoplado na vara de manobra para trabalhos em instalações elétricas. O cabeçote consiste em um dispositivo metálico, com possibilidade de encaixe e desencaixe na ponta da vara.

Quando utilizado, o cabeçote para abrir chave fusível permite a realização de diferentes trabalhos na rede elétrica. Tudo a uma distância segura do profissional. Entre eles se destacam:

  • Operações nas chaves do sistema;
  • Retirada e colocação de cartuchos porta fusíveis;
  • Movimentação do dispositivo de fixação de linha viva;
  • Trabalhos nos grampos de linha viva de forma geral.

Como você pode ver, esse é um item com várias vantagens. Seu uso permite a preservação da integridade física do profissional. Dessa forma, ele diminui o risco de choques e acidentes. Além disso, há modelos de cabeçote, que contam com sistema antiqueda. Assim, trabalhos em altura também podem ser feitos de forma mais segura e eficiente.

Algumas considerações importantes

Após entender como funciona o cabeçote para abrir chave fusível, é importante ter em mente que há diferentes modelos do equipamento. Nesse sentido, ele se divide em:

  • Cabeçote para grampos de aterramento – feito de alumínio, esse item conta com um parafuso olhal em sua estrutura. Assim, ele possibilita a realização de grampos de aterramento com segurança e o travamento necessário para isso;
  • Cabeçote com sistema antiqueda – esse modelo, como mencionamos, conta com um suporte extra para o profissional. Assim, garante sua segurança em alturas maiores;
  • Cabeçote para manobra de chave de fusível – por fim, a estrutura desse equipamento é focada nesse serviço específico. Nesse sentido, ele pode ter diferentes formatos e ser feito em materiais diversos. Dessa forma, consegue contemplar atuar em diferentes tipos de fusível.

Neste sentido, esse é um item super versátil e necessário para trabalhos em instalações elétricas. Ele agiliza o serviço do profissional, além de contribuir com sua segurança e proteção. Isso sem contar com a versatilidade de tarefas que seus diferentes modelos oferecem.

Cabeçote para abrir chave fusível é no Mundo Linha Viva

Quando precisar realizar trabalhos em redes elétricas, conte com uma empresa especializada para te ajudar. O Mundo Linha Viva tem um amplo catálogo de itens que ajudarão em seu trabalho com máxima eficiência e segurança.

Assim sendo, ao precisar de cabeçote para abrir chave fusível ou outros itens para seu trabalho e proteção, entre em contato. Ficaremos felizes em ajudar com as soluções ideais para atender às suas demandas em geral.