Conheça os EPIs necessários para os eletricistas

EPIs de eletricista
Tempo de leitura 3 minutos

Trabalhar com eletricidade traz alguns riscos para os profissionais. Mas com o uso de EPIs para eletricistas, é possível minimizar as chances de qualquer problema durante as atividades.

EPIs para eletricistas

Por outro lado, é preciso contar com equipamentos adequados e de qualidade, que atendam todas as normas técnicas de segurança. Além do mais, outro ponto importante é utilizar os EPIs corretamente, levando em conta as indicações de cada um.

Dessa forma, no artigo de hoje vamos te mostrar os EPIs indispensáveis para eletricistas. E, saiba que, se precisar de algum item desse tipo, entre em contato com o Mundo Linha Viva.

EPIs para eletricistas necessários

Existem inúmeros EPIs para eletricistas e eles devem ser escolhidos com cuidado pelo profissional. Assim, separamos 6 EPIs básicos para profissionais dessa área.

Capacete de segurança

Você não vai encontrar apenas um modelo desse EPI no mercado, mas vários. Mas em trabalhos nas redes elétricas, o capacete precisa ser da classe B. Esse modelo é fabricado com polietileno e contém uma camada interna de tecido.

Deste modo, o equipamento evita que correntes elétricas passem para o corpo do profissional. O mais importante é escolher um capacete confortável. Além disso, verifique a certificação do INMETRO. Isso vale para todos os EPIs dessa lista.

Botina (calçado)

Os calçados para eletricistas não devem, em nenhuma hipótese, conter componentes metálicos. Afinal de contas, o metal é um condutor elétrico. Além disso, esse equipamento costuma ir até o tornozelo, protegendo toda essa região do corpo. A botina para eletricista também vai proporcionar conforto e melhor mobilidade nas operações.

Luva de proteção

Chamadas também de luvas isolantes, esse é um dos principais EPIs para eletricista. Até porque o profissional utiliza as mãos para ter contato com fios e componentes gerais do sistema. Além disso, é recomendável o uso de duas luvas isolantes: uma de borracha e outra de couro. A luva de proteção, assim como os outros EPIs para eletricista, seguem vários critérios de segurança.

Óculos protetores

Devem, obrigatoriamente, ser fabricados com uma matéria-prima resistente a arcos elétricos. Dessa forma, você garante a proteção dos seus olhos na hora de manusear um sistema elétrico.

Protetor facial

Consiste em uma espécie de viseira que geralmente é acoplada no capacete de segurança. Ela tem o objetivo de proteger todo o rosto do eletricista contra arcos elétricos e possíveis chamas. Vale destacar que o visor do protetor é transparente, e não prejudica o trabalho do profissional.

Manga isolante

Fechando a nossa lista de 6 EPIs para eletricista, não poderíamos deixar de citar a manga isolante. Afinal de contas, os braços do eletricista também ficam expostos a correntes elétricas e até mesmo chamas. Por isso, as mangas isolantes possuem o objetivo de proteger os braços do colaborador. Alguns modelos possuem alças que são fixadas nos ombros.

Adquira EPIs para eletricistas com qualidade garantida

Além dos EPIs citados nesse artigo, poderíamos mencionar inúmeros outros, incluindo itens que vão muito além da vestimenta do indivíduo. Por exemplo, cintos de segurança e elementos de sinalização também são indispensáveis na hora de realizar um serviço em rede elétrica.

Então, para não ter erro na hora de adquirir EPIs para eletricista, converse com a equipe do Mundo Linha Viva. Confira e se surpreenda com nosso catálogo de produtos e atendimento personalizado. Oferecemos o que há de melhor visando a segurança de todos os envolvidos em reparos ou manutenções de redes elétricas.