Um EPI de telecomunicações é essencial para profissionais que trabalham nesse tipo de atividade. Os equipamentos desse tipo visam promover não apenas a segurança do envolvido diretamente com o serviço. Mas ele também envolve todos que estão nas proximidades.
Nesse sentido, o trabalho em telecomunicações traz uma série de riscos. Podemos citar, por exemplo, os riscos envolvendo o trabalho em altura, eletricidade e ainda uso de equipamentos.
Porém, existem rígidas normas que visam promover a segurança e prevenir acidentes nesse tipo de atividade. Então, veja a seguir quais são elas.
Normas Regulamentadoras: quais são aplicáveis aos técnicos de telecomunicações?
Existem ao menos 5 normas regulamentadores que são aplicáveis aos técnicos de telecomunicações. Vamos ver quais são elas:
- NR10: promove a segurança em serviços com eletricidade. Dita os riscos envolvidos, características dessa atividade, medidas de prevenção e aplicação de procedimentos seguros;
- NR16: diz respeito às atividades consideradas perigosas. Nesse caso, em telecomunicações, o principal risco é em relação à eletricidade;
- NR21: fala especificamente sobre o trabalho a céu aberto. Nesse sentido, são feitas algumas exigências que envolvem, principalmente: abrigos contra as condições climáticas e medidas de proteção contra frio, calor, umidade e insolação;
- NR23: é a norma que fala sobre a prevenção e proteção contra incêndios. Isso inclui medidas preventivas e uso de equipamentos adequados para combater princípios de incêndios. Também engloba treinamentos para que os profissionais saibam a lidar com essa situação;
- NR35: principal norma desse segmento, rege o trabalho em altura. Isso levando em conta atividades exercidas a uma altura de mais de 2 metros. Visa planejar, organizar e executar o serviço de forma adequada, evitando quedas e outros tipos de acidentes. Além disso, também envolve treinamentos e capacitação das equipes de trabalho. Se você quer saber mais sobre a NR35, confira esse artigo do Mundo Linha Viva.
Kit EPI de telecomunicações: veja quais os equipamentos para garantir a proteção completa
Para seguir de forma correta todas as normas envolvendo esse trabalho, você vai precisar ter acesso aos melhores EPIs de telecomunicações. Assim, será essencial ter em mãos o que chamamos de kit EPI Telecom. Esse kit conta com diversos itens que visam promover a segurança dos trabalhadores. Os principais são:
- Luvas e capacetes de segurança;
- Alicates, incluindo o alicate decapador;
- Calça elástica;
- Capa de chuva e botas;
- Mochila e balde de nylon;
- Faixa reflexiva para cones;
- Garrafa térmica;
- Cinto porta-ferramentas;
- Multímetro;
- Escadas adequadas;
- Plugs e conectores;
- Localizador de cabos;
- Barra de aterramento;
- Cordões de teste;
- Entre outros.
Esses são apenas alguns EPIs de telecomunicações presentes no kit EPI Telecom. Certifique-se também de adquirir equipamentos de qualidade e com eficiência comprovada. Assim, para tanto, escolha uma marca confiável e compre esses itens em uma loja especializada.
E, para ter acesso aos melhores EPIs desse segmento, entre em contato hoje mesmo com o Mundo Linha Viva. Possuímos um catálogo completo de produtos desse tipo para garantir a segurança da sua operação.
Além disso, contamos com uma equipe extremamente qualificada que vai lhe auxiliar na escolha dos EPIs mais adequados. Levando em conta, claro, as características do local e o tipo do serviço a ser realizado.