Como reforçar o conceito de segurança do trabalho em cozinha industrial nestes tempos?

EPIs para açougue e supermercado: saiba o que é necessário para o açougueiro no ambiente

Imagem:

É preciso redobrar a atenção em relação à higienização, organização e manutenção da cozinha industrial para garantir mais proteção aos profissionais24

Em tempos de pandemia provocada pelo novo coronavírus, os olhos do mundo se voltaram (e com razão) para a higienize e segurança nos mais variados ambientes profissionais. Aqui mesmo no blog você já conferiu um conteúdo nesta linha, sobre os principais EPIs para cozinha. Hoje, seguimos no mesmo assunto e apresentamos mais detalhes sobre o conceito de segurança do trabalho em cozinha industrial. Continue a leitura do post, aqui no blog do Mundo Linha Viva. Aproveite o campo de comentário para deixar a sua mensagem. Sua opinião é sempre bem-vinda por aqui.

Segurança do trabalho em cozinha industrial: pontos de atenção

  • Organização da cozinha: é preciso olhar com carinho para arrumação e organização da cozinha industrial no dia a dia, sem exceção. O ideal é que a cozinha apresente um design / layout adequado ao ritmo de trabalho, número de profissionais presentes, tipo de refeições preparadas e assim por diante.
  • Movimentação: quando pensamos em segurança do trabalho em cozinha industrial, devemos pensar no bem-estar dos colaboradores e também na produtividade. Por exemplo, a cozinha não pode ser muito quente, deve ter sistemas de exaustão e ventilação e ter espaços suficientes para movimentação das pessoas. A palavra-chave para tal é planejamento.
  • Armazenamento de alimentos e utensílios: para facilitar o trabalho e evitar contaminações em tempos de coronavírus (e sempre) é ideal que todos os alimentos sejam armazenados da forma correta, assim como os utensílios de cozinha como uniformes, facas, panelas e assim por diante.
  • Treinamento: faz toda a diferença treinar as equipes de trabalho que passarão muito tempo dentro da cozinha industrial. O treinamento deve considerar a forma correta de utilização dos equipamentos de proteção individual, normas de higienização, como proceder em caso de acidentes, como utilizar kit de primeiros socorros e vários outros parâmetros técnicos.
  • EPIs para cozinha industrial: alguns itens são indispensáveis no dia a dia de quem trabalho em uma cozinha industrial. Confira abaixo!
    • Calçados de segurança: o chão de uma cozinha industrial pode ficar muito escorregadio durante o dia, já que são muitos produtos manipulados que podem conter líquidos dos mais variados tipos. Um calçado de segurança adequado evita escorregões, assim como perfurações por facas e outros utensílios cortantes.
    • Máscara de proteção: é um dos EPIs mais populares em tempos de pandemia de coronavírus, já que evitam a contaminação pelas mucosas nasais e da boca. Dentro da cozinha seu uso é obrigatório.
    • Toucas de proteção: é essencial para garantir um ambiente mais higiênico, já que evita a queda de fios de cabelos durante o preparo das refeições. Um EPI indispensável.
    • Luvas de proteção: evita que o trabalhador corte as mãos, dedos e punhos durante o manuseio de facas e outros utensílios considerados perigosos.
    • Aventais: protegem o tronco do profissional e também garante proteção térmica e química, o que é essencial em um ambiente onde materiais de diferentes naturezas são manipulados constantemente.

O Mundo Linha Viva tem o que você procura!

Não perca mais tempo na internet pesquisando sobre os melhores EPIs para cozinha industrial. O Mundo Linha Viva é uma empresa com know-how na área. Comprove: fale com um dos nossos especialistas.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

+