Importância da máscara: conheça as principais profissões a utilizar o EPI

profissional de saúde com máscara de proteção

Bombeiros, mineradores, profissionais de saúde, caminhoneiros e padeiros estão entre os trabalhadores que precisam utilizar máscara de proteção.

Imagem: iStock / Getty Images Plus / Thiago Santos

As máscaras de proteção estão entre os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) mais importantes no que diz respeito à preservação da saúde e bem-estar dos trabalhadores, e seu uso é indicado para os mais diversos tipos de segmento profissional. Tratam-se de dispositivos que realizam a filtragem de partículas que são invisíveis a olho nu, mas podem causar uma série de problemas ao aparelho respiratório — tais como gases, vapores orgânicos e fumo.

Existem diversos tipos de máscara de proteção, sendo que cada uma delas possui características específicas que a faz ser mais recomendada para um uso específico. É o caso, por exemplo, da máscara de TNT, o respirador semifacial com dois filtros e o respirador com válvula.

Quando o uso da máscara de proteção é necessário?

A primeira medida necessária para determinar se o uso da máscara EPI é necessário em determinado ambiente profissional consiste em verificar a quantidade de oxigênio presente no ar. Se ele for inferior a 19,5% e superior a 23%, a máscara pode ser necessária. Também é necessário verificar se a atmosfera é potencialmente nociva à saúde dos trabalhadores, o que é feito por meio da identificação do tipo e quantidade de partículas contaminantes presentes no ar.

Vale ressaltar que uma atmosfera que não aparenta ser nociva à primeira vista também pode desencadear problemas respiratórios. Por isso, estudar as características do ambiente é fundamental para proteger a saúde do trabalhador, além de evitar problemas legais à empresa contratante.

Existe uma série de regras que podem ser consultadas para verificar se o uso da máscara de proteção é necessário. Caso realmente seja, é preciso determinar o tipo deste EPI que é mais adequado aos trabalhadores que desempenham a atividade.

Profissões em que o uso da máscara é obrigatório

Muitas profissões exigem o uso obrigatório da máscara de proteção, sendo que é um dever da empresa se responsabilizar pelo fornecimento deste EPI, enquanto o trabalhador deve sempre mantê-lo limpo e em boas condições de uso. As principais profissões que exigem o uso da máscara são:

Bombeiros

A máscara de proteção é essencial por conta da fumaça e dos elementos químicos liberados na atmosfera durante incêndios.

Padeiro

Por mais inofensiva que esta profissão possa parecer, o contato com a farinha pode causar alergia respiratória, exigindo o uso da máscara. Além disso, vale ressaltar que este é um trabalho que envolve manejo de comida que será consumida por outras pessoas, sendo necessário tomar cuidado com a contaminação.

Mineradores

A poeira e o pó de carvão presentes no dia a dia profissional desses trabalhadores são fatores que podem desencadear duas doenças respiratórias graves: a silicose — que forma cicatrizes no pulmão — e a pneumoconiose, conhecida popularmente como pulmão preto.

Profissionais da saúde

O uso da máscara EPI no caso desses trabalhadores não serve apenas para evitar a contaminação por microrganismos, mas também para prevenir um tipo de asma grave causado pelo látex, material em que as luvas são confeccionadas.

Caminhoneiros

Trabalhadores que ficam em contato direto com o óleo diesel são mais propensos a desenvolver a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Por isso, o uso da máscara EPI também é essencial.

Vale lembrar que o Mundo Linha Viva é uma empresa especializada em distribuição de Equipamentos de Proteção Individual, Uniformes Profissionais e Ferramentas que foca em atendimento personalizado a seus clientes. Oferecendo preço justo e consultoria especializada, a empresa oferece uma vasta linha de produtos de segurança, o que inclui uma linha completa de máscaras de proteção. Entre em contato e solicite um orçamento!

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

+