Principais características do cinto de segurança para resgate em espaço confinado

Imagem:

Quando pensamos em segurança, o cinto de segurança para resgate em espaço confinado é um dos EPIs mais importantes

 

Todo mundo sabe que o cinto de segurança para resgate em espaço confinado é fundamental para garantir a proteção dos profissionais que arriscam a vida no dia a dia. Porém, o que pouca gente conhece é sobre as especificações deste EPI tão importante. Quer saber mais sobre este tipo de cinto de segurança? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog do Mundo Linha Viva e aproveite para compartilhar o conteúdo com os amigos e amigas que também se interessam pelo tema.

 

 

Veja quais as especificações do equipamento e como ele pode ajudar na proteção da atividade profissional!

 

  • Tipo: dentro da classificação técnica, considerando os vários tipos de cintos de segurança, este modelo de EPI é categorizado como cinto antiqueda.
  • Pontos de ancoragem: como o nome e imagem já deixam claros, este equipamento de proteção individual tem como grande diferencial os pontos de ancoragem. No caso, são quatro disponíveis: frontal, posicionamento e suspensão.
  • Utilização: assim como ocorre com todos os EPIs, este produto deve ser utilizado somente por profissionais treinados. No caso do post de hoje, por homens e mulheres com treinamentos de resgate em espaços confinados. O uso por pessoas que não possuam qualquer tipo de preparo, pode ser fatal.
  • Rotina: o cinto de segurança para resgate em espaço confinado deve ser inspecionado diariamente, ou sempre antes de sua utilização. O responsável deve observar com atenção redobrada todos os detalhes inerentes ao EPI e considerando (evidentemente) a segurança. É essencial verificar se há desgastes, por menor que sejam.
  • Normas técnicas: o equipamento de proteção individual que estamos apresentando no post de hoje deve atender a algumas normas técnicas específicas. Nesse caso, a NBR 15832:2010 e a NBR 15836:2010.

 

 

Mais sobre os cintos de segurança para resgate em espaços confinados

O cinto de segurança para resgate em espaços confinados deve ser obrigatoriamente utilizado em trabalhos realizados acima de 2 metros de altura do piso. Importante considerar também o risco de quedas em cada atividade. Confira mais detalhes:

 

  • EPI confeccionado com fita poliéster, o que garante maior resistência.
  • Possui meia-argolas para posicionamento, localizadas na altura da cintura.
  • Apresenta meia-argola com ponto de conexão dorsal.
  • O cinto conta com fivelas duplas para ajuste na altura das pernas, ombro e cintura, justamente para garantir maior segurança e conforto.
  • Conta ainda com laços frontais para ancoragem e ajuste peitoral, para se adequar a alturas e portes variados.
  • Possui porta-ferramentas e almofadas de 50 mm (para pernas) e 130 mm (para lombar).

 

 

O Mundo Linha Viva tem o EPI que você procura

Aproveite que está lendo um post especial sobre cinto de segurança para resgate em espaço confinado e conheça outros EPIs de altíssimo padrão que o Mundo Linha Viva disponibiliza. São diversos produtos para você escolher as melhores opções de acordo com o tipo de atividade que atua. Importante ressaltar que todos os itens atendem aos rigorosos padrões de qualidade e segurança do mercado. Além disso, o atendimento é realizado por profissionais que realmente entendem do assunto. Comprove hoje mesmo: envie AQUI uma mensagem de contato.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Fale por Whatsapp

+