Saiba quais EPIs fundamentais para eletricista de baixa tensão

Fardamento para eletricista: conheça as especificações mais significativas do uniforme

Imagem:

Não dá para brincar quando o assunto é segurança no dia a dia do eletricista de baixa tensão. O uso dos principais EPIs é indispensável em praticamente todos os trabalhos

Quem acompanha as postagens do Mundo Linha Viva sabe que os EPIs fundamentais para eletricista de baixa tensão devem fazer parte da rotina destes profissionais, e que por aqui você encontra produtos de altíssimo padrão e com preços e condições imperdíveis. Porém, antes de comprar o que precisa, vale a pena conhecer mais sobre os itens mais importantes para trabalhos com eletricidade. Continue a leitura do post de hoje e aproveite o campo de comentários para enviar suas dúvidas e sugestões. O espaço é 100% seu!

EPIs fundamentais para eletricista de baixa tensão: o que não pode faltar!

  • Capacete de segurança: é um dos itens de segurança mais conhecidos como pensamos nos EPIs fundamentais para eletricista de baixa tensão, isso porque tem a função de proteger o crânio contra quedas de objetos e também contra choques elétricos.
  • Óculos de proteção: devem ser fabricados com materiais resistentes a chamas e arcos elétricos, isolando a região dos olhos. É um EPI indispensável, sendo de responsabilidade do eletricista a verificação periódica e diária de sua conservação.
  • Ferramentas isoladas: são muitas as ferramentas isoladas que devem ser utilizadas no dia a dia, como alicates, chave de boca, chave de teste e outras com cabos de borracha, aterramento para linha de transmissão e assim por diante.
  • Calçado de segurança: não deve apresentar qualquer material metálico em sua composição. O calçado de segurança ideal é o calçado dielétrico, ou seja, que consegue isolar 100% da eletricidade.
  • Luva de segurança: garante a proteção das mãos do eletricista durante a execução dos mais variados tipos de trabalhos, da instalação à manutenção de equipamentos e estruturas. O ideal é a utilização de luva de borracha, justamente para garantir isolamento elétrico. Dentro do universo das luvas, alguns modelos são normalmente utilizados:
    • Luva de borracha: apresenta capacidade de isolamento elétrico.
    • Luva de couro: utilizada em conjunto com a luva de borracha (sobreposta), para redobrar a proteção.
    • Luva tipo condutiva: tipo de luva de proteção mais justa às mãos e aos punhos.
    • Luva de vaqueta: modelo de luva de segurança classificada como “mecânica”.
  • Manga isolante de borracha: tem como função proteger os braços do trabalhador, garantindo simultaneamente também mais segurança onde há maiores riscos de contato com eletricidade.
  • Cinto de segurança: é um EPI para eletricista indicado para trabalhos em altura, onde há o risco de contato com choques elétricos.
  • Protetor Facial: como o próprio nome deixa claro, tem como função proteger a face do trabalhador, olhos, boca, nariz, etc.
  • Vestimentas: o ideal é que o eletricista de baixa tensão trabalhe com camisas e calças especiais, fabricadas com matérias-primas selecionadas que atuam contra agentes térmicos gerados por arcos elétricos.

Com o Mundo Linha Viva você pode contar!

Trabalhamos com diversos EPIs fundamentais para eletricista de baixa tensão. São soluções de altíssimo padrão e que seguem os rigorosos padrões de segurança  e qualidade que o mercado e os órgãos reguladores determinam. Em outras palavras, você não precisa se preocupar com o que está comprando. Outro grande diferencial são os preços e condições especiais… Que tal saber mais sobre isso? Fale hoje mesmo com um dos nossos especialistas e aproveite!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

+