Saiba quais os mais importantes EPIs para trabalho em câmara fria

Imagem:

Os ambientes extremamente gelados são perigosos para a nossa saúde, por isso, é importante investir em EPIs para câmara fria para proteger a integridade física dos colaboradores, ambientes como açougues e câmaras frias necessitam com urgência deste tipo de equipamento.

Lista de EPIs para câmara fria que não podem faltar em sua empresa!

A câmara fria poderá trazer doenças aos colaboradores, por isso, é fundamental que a empresa juntamente com a equipe de segurança do trabalho façam uma checagem para analisar se está faltando algum equipamento, para ajudá-lo, apresentaremos alguns dispositivos de segurança para este ambiente:

1º Uniforme completo

Este uniforme contém blusa e calça, o material utilizado na fabricação é o material térmico e impermeável, esta vestimenta tem a função de proteger ombros e tronco proporcionando conforto e segurança em locais onde a temperatura é muito abaixo de zero.

2º Luvas de segurança

A baixa temperatura é extremamente nociva para as mãos, é necessário observar se este dispositivo não irá atrapalhar as tarefas manuais, na indústria em geral e principalmente na farmacêutica, as luvas são de extrema importância para o manuseio de produtos químicos.

3º Capuz de proteção

O capuz é utilizado em ambiente frio e quente, porque possui a missão de proteger a cabeça e o pescoço, logo é importante ter cuidado para que esse EPI não prejudique a amplitude de visão do colaborador.

4º Bota térmica

Os epis para câmara fria são fundamentais para que o funcionário possa exercer as atividades com total segurança, a bota térmica além de ajudar na locomoção, não esqueça de utilizar a bota com o auxílio de meias térmicas, que são apropriadas para câmaras frias, siga à risca as recomendações para que a sua empresa não seja penalizada.

Doenças que o uso de EPIs para câmara fria pode evitar

Abaixo, listamos algumas doenças que os trabalhadores de câmaras frias poderão desenvolver, caso o EPI não seja utilizado corretamente:

Ulceração

São pequenas lesões que poderão aparecer em nossa pele, quando estamos expostos a ambientes devidamente extremos, além de causar dores, essas lesões alteram a cor de nossa pele, em alguns casos poderá formar bolhas.

Pé de imersão

A água fria ou locais úmidos são altamente prejudiciais à nossa pele, o que provoca a estagnação do sangue, em situações mais graves poderá causar a paralisação total dos pés e das pernas.

Fenômeno de Raynaud

Quando há a diminuição sanguínea, os membros poderão ficar azulados e insensíveis, com sensação de dormência, essas doenças apenas são tratadas com ajuda médica, peça sempre auxílio de um médico, quando perceber os sintomas, espere até que o médico faça a receita adequada.

Perníose

Se o corpo sofrer algum tipo de coagulamento, algumas partes de nosso corpo poderão apresentar queimaduras e sensação de dor, este é um dos tratamentos que requerem mais cautela e cuidado por parte da equipe médica.

Conclusão

A câmara fria é um dos ambientes mais perigosos e insalubres que existem, por isso, as empresas devem observar as normas de segurança, para que seus colaboradores possam trabalhar com maior segurança.

 

Portanto, temos EPIs para empresas de todos os segmentos, aproveite e equipe já o seu time de colaboradores!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Fale por Whatsapp

+