Saiba quais os principais tipos de EPIs que garantem segurança no ambiente industrial

Construction workers talking at construction site

Imagem:

Capacetes, óculos, luvas e outros equipamentos de proteção individual não podem ser deixados de lado no dia a dia dentro de um ambiente industrial

Não é segredo para ninguém que segurança no ambiente industrial é algo que deve ser levado muito, mas muito a sério por todas as pessoas envolvidas, de gerentes e coordenadores de uma empresa, aos colaboradores que irão utilizar os equipamentos de proteção individual necessários, como luvas de proteção, óculos de proteção e muitos outros. Saber qual EPI usar no dia a dia é essencial para garantir uma rotina mais produtiva e tranquila, minimizando assim o risco de acidentes leves ou graves.

EPI industrial: confira os itens mais importantes

  1. Capacete de proteção: como todo mundo já sabe, o capacete de segurança tem como função primordial proteger a cabeça do trabalhador no dia a dia contra impactos e quedas de objetos. Também garante segurança quando o colaborador está próximo a máquinas e equipamentos e pode, acidentalmente, bater a cabeça em partes perfurantes ou cortantes.
  2. Óculos de proteção: são equipamentos de proteção individual fundamentais para proteger os olhos do trabalhador contra produtos químicos, substâncias gasosas ou radioativas, respingos de metais e em várias outras situações. Os óculos devem, além disso, garantir total visibilidade.
  3. Protetores auditivos: dentro de um ambiente industrial o barulho de máquinas e equipamentos pode ser ensurdecedor, literalmente. Ao não utilizar os protetores auditivos da forma correta, o trabalhador pode, como o passar do tempo, ter a audição prejudicada severamente. Os modelos mais comuns de protetores auriculares são o plug e a concha.
  4. Luvas de proteção: quando pensamos em EPI industrial devemos pensar nas luvas de proteção que garantem muito mais segurança ao manusear produtos químicos e abrasivos, assim como ao executar alguma ação em máquinas e equipamentos. As luvas evitam queimaduras e asseguram muito mais tranquilidade para que o trabalhador possa desempenhar sua atividade sem riscos.
  5. Máscara de proteção: como todos sabem, as máscaras de proteção evitam o contato de substâncias nocivas com o rosto do trabalhador, como respingos de produtos químicos, faíscas de trabalhos com metais e assim por diante.
  6. Protetores respiratórios: são equipamentos de proteção individual fundamentais para evitar a inalação de substâncias nocivas ao sistema respiratório. Substâncias que são comuns no ambiente industrial e que são geradas por trabalhos diversos.
  7. Calçados de segurança: assim como as mãos, os pés também precisam de proteção. Neste caso, os calçados de segurança protegem contra queda de objetos cortantes ou perfurantes, contato com substâncias químicas nocivas e até mesmo evita escorregões que podem levar a lesões mais sérias.

O Mundo Linha Viva tem o que você procura!

Não perca mais tempo na internet pesquisando sobre calçado de segurança, óculos de proteção, protetores auditivos e outros tipos de EPI industrial. Fale com um dos nossos especialistas! Por aqui, você encontra variedade em produtos de altíssimo padrão de qualidade e que seguem rigorosamente os padrões técnicos de segurança do mercado. Aproveite!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

+