Saiba qual a função e os principais benefícios da balaclava anti chama para linha viva

Imagem:

Os EPIs assim como a balaclava são de extrema importância para garantir a segurança de seus colaboradores, os benefícios da balaclava anti chama são muitos, este único acessório possui infinitas possibilidades, sua principal utilização é para a proteção de pescoço, crânio e face contra produtos químicos que causam queimaduras.

Conheça as características mais comuns e importantes do equipamento utilizado nesse tipo de manutenção!

A balaclava tem a principal função de proteger cabeça e pescoço, deixando apenas os olhos descobertos, os materiais utilizados na fabricação desse material são malhas de lã, tecidos elásticos ou sintéticos.

 

De acordo com a norma da NR6, a balaclava possui as principais funções abaixo:

 

  • Proteção do crânio, face e pescoço contra agentes abrasivos e escoriantes;
  • Defesa da face, crânio e pescoço contra respingos de produtos químicos;
  • Proteção do pescoço, face e crânio contra riscos de origem térmica.

 

A balaclava possui modelos e funções diferentes, por isso, o especialista em segurança do trabalho deve analisar as especificações para cada ambiente. Veja algumas características mais importantes, que este produto pode apresentar:

1º Quem pode utilizar?

É um equipamento de extrema necessidade em ambientes de alta periculosidade, logo, este é um equipamento essencial para bombeiros, motociclistas, frentistas, brigadistas e eletricistas.

2º Como escolher a melhor balaclava?

Faça uma pesquisa detalhada, para saber se a distribuidora e fabricante seguem as normas nacionais e internacionais, também temos que analisar alguns pontos abaixo:

 

  • Confiabilidade do fabricante;
  • Verificar opiniões de clientes sobre a loja;
  • Fazer análise de riscos com um especialista em segurança do trabalho.

 

A empresa também deve treinar o colaborador, para que este possa usar o EPI corretamente sem correr nenhum tipo de risco.

Onde surgiu a balaclava anti chama?

Este EPI é muito antigo, surgiu em 1856 no período da guerra da Criméia, os gorros tricotados eram utilizados pelos soldados britânicos para se protegerem do frio intenso, assim, os soldados eram protegidos durante a Batalha de Balaclava.

 

Por isso este EPI recebe este nome até os dias atuais, os pilotos por exemplo, costumam utilizar a balaclava anti chama fabricados com  materiais à prova de fogo, segundo o Calendário Desportivo Internacional este EPI também é utilizado em outras práticas esportivas.

Como utilizar?

Este acessório poderá ser utilizado de várias maneiras, apresenta um design anatômico que protege contra dias muito frios, é perfeito para pessoas que gostam de praticar os seguintes esportes: escalar, esquiar, andar de motocicleta e praticar montanhismo.

 

Existem tecidos com gramatura de 180 e tecidos mais grossos com gramatura de 270, a balaclava poderá ser utilizada embaixo do capacete, proporcionando maior conforto e segurança aos pilotos, podem ser um acessório extremamente útil em ambientes de -30ºC que costumam oscilar a temperatura, em alguns momentos possuem neve e outros não.

 

A balaclava é um acessório comum para os esportes: longas caminhadas, esportes na neve, escalada ao ar livre, esqui ou snowboard, equitação, esportes radicais.

Mundo Linha Viva: Balaclava Anti Chama!

Trabalhamos com os melhores EPIs, temos balaclava anti chama para todos os segmentos, atendemos segurança do trabalho, açougue, almoxarifado, altas temperaturas, apicultor, trabalho em altura, nossos EPIs respeitam as normas de segurança nacionais e internacionais.

 

Portanto, adquira já seu EPI com o melhor custo/benefício da região metropolitana de São Paulo!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Fale por Whatsapp

+