Veja as principais características de um caminhão de Linha Viva e a importância dos EPIs no auxílio

Imagem:

Os benefícios do caminhão linha viva para a indústria e construção são muitos, este modelo de caminhão é utilizado para facilitar trabalhos aéreos, impedindo com isso, que haja quedas e acidentes, é um caminhão utilizado para podas de árvores e troca de semáforos.

A importância do Caminhão de linha viva

Esta linha existe para ajudar os colaboradores que trabalham com redes energizadas, antes quando não existia este tipo de caminhão, os acidentes ocorriam com frequência, para trabalhar corretamente com o caminhão linha viva é necessário entender que encontramos atualmente 3 métodos de trabalho.

1º Método ao contato

Trata-se de um método indicado para baixa tensão, aqui nesta modalidade o operador deve permanecer em contato com a superfície energizada, para trabalhar com este método, também recomendamos utilizar os EPIs plataformas de sustentação isoladas, vestimentas com mangas cobertas e luvas de proteção.

2º Método à distância

São trabalhos realizados com tensões de até 230 quilovolts, para trabalhar com segurança nesta fase, é indicado manter uma certa distância, as ferramentas que são utilizadas são bastões isolados de elevação e fixação.

3º Método ao potencial

O uso desse método deve ser utilizado somente em caso de alta tensão, este método consegue realizar a equalização do potencial elétrico, para que esta equalização possa ser realizada é necessário que o operador tenha um  cinto e uma vestimenta especial condutora, para este terceiro método, as vestes antichamas são os EPIs mais seguros.

Para que serve este caminhão?

Se a sua equipe trabalha com eletricidade, então sua empresa deve cumprir o que diz a NR 10, a respeito de eletricidade, afinal, o objetivo principal da linha viva é de proteger os colaboradores evitando acidentes graves, esta linha também otimiza o trabalho do eletricista.

 

Não devemos nos esquecer que, todos os equipamentos e acessórios de proteção utilizados devem ser aprovados pelo INMETRO, as empresas também têm que oferecer treinamento específico para que os colaboradores possam lidar com as ferramentas.

Benefícios que a linha viva proporciona

Quando é utilizada adequadamente, a linha viva garante muitos benefícios às empresas e aos colaboradores, mostraremos abaixo, alguns benefícios:

 

1º Prevenção – Com o uso da linha viva, sua empresa estará prevenindo acidentes, além da cautela e capacitação, as empresas devem investir em proteção coletiva, como: vara de manobra isolada, detector de ausência de tensão, cones de sinalização e escadas com isolamento.

 

2º Otimiza a execução – Se os operadores estão protegidos, o trabalho é feito de maneira mais tranquila e em menor tempo, com segurança, os colaboradores são capazes de executar os seguintes serviços:  reparos, consertos, verificações ou ligações.

 

3º Diminuição dos riscos – Utilizar os equipamentos corretos é a melhor opção para evitar acidentes, por isso, ressaltamos a importância de ficar atento a normas como NR, ISO, ABNT, etc.

Onde fazer a manutenção?

Aqui a manutenção é preventiva, deve ser orientada pela distribuidora e pelo fabricante, é necessário que as empresas estejam revisando constantemente os caminhões, assim, os profissionais de energia elétrica poderão trabalhar com maior eficiência.

Conclusão

Portanto, o caminhão linha viva é um caminhão com alta capacidade e eficiência, é perfeito para proteger a saúde dos colaboradores que trabalham no setor de energia, não deixe de conferir os EPIs que temos em nossa loja para vários segmentos.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Fale por Whatsapp

+