Kit para linha viva: descubra quais os EPIs fundamentais para eletricistas de manutenção desse tipo de linha

Tempo de leitura 3 minutos

Não é novidade que a segurança é um ponto primordial para manutenção elétrica, sobretudo para quem trabalha com linha viva. Com essas medidas é possível realizar um ótimo trabalho, com menos riscos. Assim sendo, é muito importante saber quais são os equipamentos de proteção individual (EPIs) obrigatórios para essa função. 

Por isso, veja quais os EPIs específicos para o trabalho de eletricista de linha viva, bem como suas principais utilidades. Veja também pontos cruciais para operações a partir desse método, onde o cuidado deve ser redobrado. 

Descubra quais itens são obrigatórios para cada função

Para realizar uma manutenção elétrica utilizando o método linha viva é necessário se ter um cuidado especial. Durante esse processo, a linha de alta tensão permanece ligada, o que traz riscos maiores para o trabalho. 

Assim, para realizar o trabalho em linha viva com a devida segurança, alguns equipamentos são obrigatórios. Veja a seguir, alguns deles e as funções que os tornam indispensáveis:

  • Luva isolante: tem como principal função não deixar as mãos do eletricista entrar em contato direto com os fios. E claro, protegê-las de outros componentes da rede que podem causar descargas elétricas, acarretando em choques que causam riscos à integridade do eletricista;
  • Cinturão: é usado principalmente para evitar riscos relacionados à altura onde o eletricista trabalha. Ele evita quedas, além de proteger o profissional do risco de choque no caso dos cinturões com materiais dielétricos;
  • Protetor facial: utilizado para proteger o eletricista contra um possível arco elétrico. O item o blinda contra fogo repentino, e é acoplado em um capacete dielétrico. Ele deve ser usado de forma que envolva toda a face. Assim, é possível ter o máximo de proteção, principalmente em linha viva onde existem mais riscos de isto ocorrer; 
  • Manga isolante: seu intuito é justamente proteger onde a luva não alcança. Em alguns trabalhos, existem riscos de contato com componentes elétricos até a região dos braços. Assim, esse equipamento serve para evitar tal risco;
  • Capacete classe B: esse equipamento não tem como objetivo principal, proteger contra impactos, mas sim contra choques elétricos. Ele é feito com material dielétrico e garante mais proteção durante os serviços do eletricista;
  • Botina: assim como os outros equipamentos de segurança este quando utilizado pelo eletricista deve ser feito de material dielétrico. Isso evitará riscos em geral.

Por que adquirir itens de segurança no Mundo Linha Viva?

Como você pode ver, para realizar o serviço voltado para linha viva, todo cuidado é pouco. Este é um tipo de trabalho que exige cuidado redobrado pois a possibilidade de erros se torna um risco à vida. Afinal, profissionais que atuam em linhas de alta tensão vivem riscos diários.

Assim, para garantir total segurança para o eletricista durante seu trabalho o equipamento deve ser de absoluta confiança. No Mundo Linha Viva, você encontra tudo em EPIs, ferramentas e materiais para redes elétricas. 

Trabalhamos não apenas materiais de qualidade, mas também com ampla gama de serviços. Tudo para auxiliar em todas as etapas de seu trabalho. Por isso confira o nosso catálogo online e escolha o equipamento ideal para o seu trabalho.