Luva de alta tensão: onde é necessário usar o EPI

Os diferentes tipos de EPIs
Tempo de leitura 3 minutos

Entre os diferentes equipamentos de segurança usados no trabalho com eletricidade, a luva de alta tensão é um dos mais importantes. Afinal de contas, esse item é fundamental para garantir a integridade física de profissionais que trabalham em instalações elétricas em geral.

Assim sendo, veja a seguir uma série de informações importantes sobre a luva de alta tensão. Saiba onde esse EPI deve ser utilizado e conheça diferentes tipos e classificações desse item. Além disso, entenda porque contar com o Mundo Linha Viva para adquiri-lo é sua melhor opção.

Luva de alta tensão 17kv

Ao realizar trabalhos em instalações elétricas em geral, a luva de alta tensão 17kv se destaca. Isso porque trata-se de um item projetado para proteger o profissional do risco de choques e descargas elétricas. Nesse sentido, cabe destacar as características do EPI, que incluem:

  • Tecnologia isolante obtida a partir do uso da borracha como matéria-prima principal;
  • Ótimo nível de cobertura de mãos e braços do profissional que mexe com eletricidade;
  • Além disso, capacidade de isolamento e proteção de até 17kv;
  • Grande nível de flexibilidade para movimentação de mãos e braços do profissional;
  • Por fim, elevada resistência a cortes, choques e queimaduras em sua estrutura.

É claro que, para além da luva de alta tensão 17kv, existem outras variações desse EPI. Elas variam de acordo com o uso e classificação.

Diferentes luvas de alta atenção para suas necessidades

Para saber os locais adequados em que você deve utilizar esse EPI, conheça abaixo suas diferentes classificações:

  • Luva isolante de borracha – esse EPI é utilizado, sobretudo, em locais com risco maior de descargas elétricas;
  • Luva de cobertura – esse tipo de luva é colocado sobre as luvas de alta tensão. Seu objetivo é aumentar a proteção mecânica em instalações elétricas em geral;
  • Além desses dois tipos, há também a luva do tipo condutiva – o uso desse equipamento se dá em instalações elétricas que necessite contato e ligação entre os fios;

Com base nas informações acima, é possível avaliar os locais de uso dos diferentes tipos de luvas de alta tensão. Mas, de forma geral, esse equipamento é indispensável em:

  • Postes;
  • Redes de alta tensão;
  • Instalações elétricas em geral;
  • Fontes energizantes ou condutoras de energia.

Vale lembrar que a obrigatoriedade desse EPI está prevista na Norma Regulamentadora (NR) 37, responsável por regulamentar serviços em instalações elétricas. Por esse movimento, seu uso não deve ser negligenciado.

Os melhores produtos de segurança estão no Mundo Linha Viva

Você está em busca de EPIs e itens de segurança para trabalho com eletricidade? Então conte com o Mundo Linha Viva. Nossa empresa é especializada nesse segmento, oferecendo todas as soluções necessárias para realizar o seu trabalho.

Assim sendo, quando precisar, entre em contato conosco. Tenha acesso aos melhores produtos e serviços para o trabalho em instalações elétricas. O Mundo Linha Viva está pronto para lhe atender, com o compromisso de oferecer o melhor para as suas demandas. Aguardamos o seu contato e ficaremos felizes em atendê-lo.