Quais são as peças mais importantes que compõem o uniforme para eletricista?

Uniforme para eletricista - Quais são as peças mais importantes?
Tempo de leitura 3 minutos

Alguns EPIs são fundamentais para garantir máxima proteção no dia a dia. O trabalho de eletricista exige o que há de melhor em termos de segurança

É inegável que o uniforme para eletricista é um item indispensável no dia a dia de quem trabalha com eletricidade, como na manutenção de estações de energia, por exemplo. Os uniformes são fundamentais para identificação do profissional e, principalmente, para garantir máxima segurança durante as mais variadas atividades. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog do Mundo Linha Viva, e confira quais são as peças mais importantes que compõem o uniforme para eletricista.

Entenda a importância de cada equipamento para a segurança do profissional!

Exigência da CLT e regulamentado pela NR10 (que estabelece as diretrizes para trabalhos com eletricidade), o uniforme para eletricista também é conhecido como conjunto NR10. É composto por camisa e calça, para proteção de tronco e membros contra agentes térmicos gerados por arco elétrico e fogo repentino. Pode ser encontrado como roupa de eletricista ou uniforme antichama.

Além do conjunto, outros EPIs para eletricista são indispensáveis. Confira:

  • Calçado de segurança: é fundamental a utilização do calçado certo durante trabalhos com eletricidade. O equipamento de proteção individual mais indicado é a botina dielétrica, um calçado sem componente metálico. Vale a pena ressaltar que além da proteção, o calçado deve garantir conforto.
  • Luva isolante: as mãos do eletricista são os primeiros pontos de contato com fios e outros componentes elétricos. Logo, é um EPI que não pode ser deixado de lado. Assim como o calçado, também deve ser um item confortável, já que será utilizado por muitas horas.
  • Manga isolante: além das mãos, os braços do trabalhador também são áreas de contato que podem levar a acidentes graves. Por isso, a manga isolante é uma solução tão importante. Inclusive, há opção de modelo com fixação nos ombros, para proporcionar maior conforto.
  • Protetor facial: solução fundamental para proteger o rosto do trabalhador contra arco elétrico e fogo repentino. O visor deve ser transparente, justamente para não atrapalhar a visão do eletricista. A balaclava pode ser utilizada em conjunto, dependendo da necessidade.
  • Cinto de proteção: também conhecido como cinto paraquedista, o EPI garante proteção em trabalhos em altura, como para manutenção em estações de energia. Item é dielétrico, ou seja, garante proteção contra choques elétricos.
  • Capacetes e proteção: assim como os outros itens citados no post de hoje, o capacete para eletricista garante proteção contra choques elétricos. Além disso, evidentemente, minimiza riscos de acidentes por quedas de objetos.

O Mundo Linha Viva tem o que você procura

Estoque diversificado e qualidade garantida em todos os itens. O Mundo Linha Viva é uma empresa especializada em equipamentos de proteção individual para eletricista. Por aqui, você pode comprar os EPIs que precisa para o seu time, como luvas isolantes ou conjunto NR10. Todas as soluções seguem os mais rigorosos padrões técnicos exigidos pelos órgãos reguladores. Em outras palavras, você não precisa se preocupar com o nível de proteção de cada item. Aproveite o post de hoje: envie AQUI a sua mensagem de contato. Esclareça todas as dúvidas com a equipe de atendimento.