3 dicas para gerenciamento de riscos na construção civil

3 dicas para gerenciamento de riscos na construção civil

Imagem:

Quem acompanha as postagens aqui no blog do Mundo Linha Viva sabe que um assunto recorrente é a relação de riscos em determinadas áreas de trabalho. Por aqui, por exemplo, você já conferiu quais são os oito principais EPIs para construção civil separados por função e muitos outros assuntos que auxiliam empresas e profissionais que buscam um dia a dia mais seguro e tranquilo. E, nessa linha, o post de hoje tem tudo a ver para você que se interessou pelo tema: vamos apresentar X dicas para gerenciamento de riscos na construção civil.

Gerenciamento de riscos na construção civil: confira três dicas para colocar em prática no dia a dia

Uma das áreas que exige mais cuidados e preocupações com segurança é a construção civil. E nem poderia ser diferente. Um canteiro de obras, seja de uma simples casa ou mesmo um grande complexo de condomínios verticais, apresenta perigos reais para todos os colaboradores envolvidos. Podemos citar, por exemplo, o risco de perfurações nos pés e mãos por pregos e ferros retorcidos, queda de pedras e pedaços de madeira de estruturas elevadas, escorregões em poças de água e lama e assim por diante.

Justamente para tentar evitar situações assim é que o gerenciamento de riscos na construção civil é um tópico tão importante. Confira algumas dicas para colocar em prática um modelo de administração eficaz:

1 – Classifique os riscos do local: a primeira dica de gerenciamento de riscos na construção civil parte do princípio, do que deve ser feito como prioridade. Verifique com atenção e classifique todos os riscos presentes. Você pode separar da seguinte maneira:

  • Grupo I: riscos físicos, que são ruídos, pressão, umidade, temperatura, etc.;
  • Grupo II: riscos químicos, como vapores, poeiras e outros agentes químicos tóxicos;
  • Grupo III: riscos biológicos, como presença de parasitas, bactérias e fungos;
  • Grupo IV: riscos ergonômicos: trabalhos repetitivos, monotonia e outras situações desconfortáveis;
  • Grupo V:  acidentes pelo uso de máquinas, ferramentas e equipamentos.

2 – Monitoramento: tão importante quanto identificar e classificar os riscos em um canteiro de obras da construção civil é realizar o monitoramento de todos os detalhes, todas as áreas. Você pode, por exemplo, realizar monitoramentos proativos e reativos:

  • Proativo: aplicação de rotinas preventivas para evitar acidentes, como através de fiscalizações e vistorias de ambientes, máquinas, equipamentos e da própria conservação dos EPIs;
  • Reativo:  o monitoramento reativo ocorre após incidentes e o tempo de ação é mais curto, pois são medidas que devem ser tomadas com urgência para reparar situações o mais breve possível.

3 – Equipamentos de Proteção Individual: não é segredo para ninguém que é fundamental o uso dos principais equipamentos de proteção individual dentro de obras da construção civil. Por lei, o trabalhador não pode sequer permanecer em tal local sem uso de alguns EPIs. Listamos abaixo os principais. Confira:

Importante: é fundamental que a empresa responsável pela obra ofereça todos os principais equipamentos de proteção individual e, se houver a necessidade, reponha os mesmos. Para tal, é fundamental verificar com periodicidade as reais condições de cada item. Esse trabalho deve ser desenvolvido em conjunto com os trabalhadores.

Fale hoje mesmo com o Mundo Linha Viva!

Precisando comprar quais equipamentos de proteção individual? Capacetes ou óculos de segurança? Seja qual for a sua necessidade, uma coisa é certa: o Mundo Linha Viva tem o que você procura e garante máxima qualidade em todos os itens. Além disso, você também conta com um atendimento personalizado e especializado sempre que precisar esclarecer dúvidas sobre preços, condições e utilização dos EPIs.

Quer saber mais? Entre em contato hoje mesmo! CLIQUE AQUI para enviar seu e-mail ou ligue para (11) 3500-1497 / 97246-7595.

Crédito: hxdbzxy / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

+