Como a pandemia reforçou a importância da cultura de segurança do trabalho e como promovê-la?

Workers wear protective face masks for safety in machine industrial factory.

Imagem:

O mundo todo busca alternativas para aumentar a conscientização e a segurança durante a pandemia. Dentro da empresa não pode ser diferente

Em 2020, pessoas e empresas passaram a olhar mais atenção para diversos aspectos da cultura de segurança no trabalho, afinal a pandemia global provocada pelo novo coronavírus alcançou uma escala impressionante e preocupante. No post de hoje, aqui no Mundo Linha Viva, você irá conferir mais sobre o assunto e como promover uma cultura de segurança do trabalho  adequada aos novos tempos. Continue a leitura!

Cultura de segurança no trabalho em tempos de pandemia

  • Conscientização: este é o primeiro e mais importante aspecto da cultura de segurança do trabalho dentro de uma empresa. Os colaboradores de todos os níveis devem compreender com clareza sobre a importância do uso de máscaras, sobre o distanciamento e também em relação ao uso de álcool em gel.
  • Higienização: a empresa também pode estimular a utilização de álcool em gel através de campanhas internas e, principalmente, ao disponibilizar dispensers em todas as áreas da empresa. É fundamental que o colaborador tenha acesso ao álcool em gel em seu posto de trabalho, no refeitório, na entrada/saída da empresa, nas áreas de descanso, salas de reunião e assim por diante. Mudar a cultura de uma empresa passa por ações práticas.
  • Estruturas: no refeitório, salas de reunião e postos de trabalho, o ideal é que o distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas seja respeitado. Para tal, reveja a estrutura do refeitório, das mesas dos colaboradores em cada andar, dos postos de trabalho no pátio e também dentro das salas de reunião.

Benefícios da cultura de segurança no trabalho em tempos de pandemia

  • Redução de riscos de contaminação, valorização da vida.
  • Quanto menos contaminados dentro da empresa, maior será a confiança de todas as equipes de trabalho.
  • Queda no absenteísmo: com todos se cuidando a partir de um novo entendimento da cultura de segurança no trabalho, o número de faltas tende a cair drasticamente.
  • Vestir a camisa! Os colaboradores percebem a preocupação da empresa com a saúde e bem-estar de todos e isso gera união e comprometimento.
  • Produtividade: com maior comprometimento, a produtividade da empresa também cresce dia após dia. Como consequência, os resultados tendem a melhorar com o passar dos meses.

Mundo Linha Viva

Experiência no mercado e equipes que realmente entendem do assunto. O Mundo Linha Viva é uma empresa especializada em equipamentos de segurança individual e está ao seu lado! Sempre que precisar, basta entrar em contato: fale com um dos nossos especialistas!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

+