Entenda a divisão de EPIs Conjugados

Entenda a divisão de EPIs Conjugados

Imagem:

Quem é leitor do blog do Mundo Linha Viva já sabe muito bem o que são os equipamentos de proteção individual, os famosos EPIs. Afinal de contas, já abordamos por aqui diversos assuntos relacionados ao tema, como sobre quais são os 6 EPIs essenciais para trabalho em altura, e muitos outros. Nessa linha, hoje vamos tratar de EPIs Conjugados.

Vamos começar pela definição básica: EPI Conjugado é, na verdade, a junção de mais de um equipamento de proteção individual. Trata-se de um modelo que é utilizado quando uma única atividade profissional apresenta diversos riscos relacionados à integridade do trabalhador. Podemos observar um bom exemplo disso quando um colaborador está utilizando um capacete (EPI para cabeça) e um óculos de proteção (EPI para os olhos).

Porém, como você poderá conferir na sequência, para se configurar como EPI Conjugado não basta apenas “juntar” diversos itens e utilizá-los de uma só vez.

EPIs conjuntos: como é a sua montagem?

Somente um fabricante responsável pode viabilizar a nomenclatura e a própria formulação dos EPIs conjugados. Tal determinação faz parte da NR-6. De uma forma geral, o EPI conjugado é composto por itens que possuem certa relação, que tem como objetivo a proteção de áreas próximas. Confira alguns:

  • Capacete com protetor facial;
  • Capacete com máscara de solda;
  • Capacete com óculos de proteção;
  • Capacete com respirador;
  • Capacete com protetor auricular;
  • Capacete com viseira;
  • Máscara com respirador;
  • Cinturão de segurança com dispositivo trava-queda;
  • Cinturão de segurança com talabarte.

Importante: quem trabalha no mercado ou compra EPIs com certa regularidade sabe que cada item precisa de um CA, o famoso Certificação de Aprovação. No caso dos EPIs conjugados, ao contrário do que todo mundo pensa, não é preciso contar com vários CAs, um para cada item. Somente é necessário um CA, sendo este válido para todo o conjunto.

Cuidados com EPIs Conjugados

Assim como ocorre com qualquer outro equipamento de proteção individual, os EPIs Conjugados precisam de cuidados especiais. Principalmente, quando pensamos em seu armazenamento e conservação. Você não deve, por exemplo, guardar os itens com ferramentas, já que o manuseio das mesmas pode riscar e até mesmo danificar seriamente os itens. Os locais de armazenamento também devem apresentar ótimas condições. Não podem ser úmidos ou abertos, com exposição à luz solar.

Outro ponto importante e que vale a pena ser mencionado é em relação ao uso dos EPIs Conjugados. Como se trata de um conjunto mais complexo, é fundamental que os trabalhadores que os utilizarão possuam treinamento específico para tal. Isso vale, inclusive, ao vestir e retirar o conjunto.

Procurando por EPI? Fale com quem entende do assunto

O Mundo Linha Viva é uma empresa especializada em equipamentos de proteção individual e trabalha comente com itens de extrema qualidade, todos 100% testados e liberados dentro dos parâmetros dos órgãos responsáveis. Justamente por isso, você não precisa se preocupar com a procedência de todos os itens comercializados.

Além da qualidade dos EPIs, o atendimento também é um grande diferencial. O time é formado por profissionais que realmente entendem do assunto e que lidam com dezenas de pedidos todos os dias e há muitos anos. É garantia de experiência e suporte especializado sempre que você precisar.

Quer saber mais detalhes? Entre em contato hoje mesmo pelos telefones (11) 3500-1497 |97246-7595. Caso prefira enviar um e-mail para solicitar orçamento ou esclarecer dúvidas, CLIQUE AQUI.

Crédito: lisafx / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

+