Veja quais os principais riscos biológicos na cozinha e como se proteger deles

EPIs para açougue e supermercado: saiba o que é necessário para o açougueiro no ambiente

Imagem:

Conhecer os riscos biológicos relacionados ao trabalho em uma cozinha é o primeiro passo para garantir mais segurança e tranquilidade para todos os funcionários

Quem acompanha as postagens aqui no blog sabe que o que não faltam são opções em equipamentos de proteção individual para proteger contra os principais riscos biológicos na cozinha. Em outras palavras, você sabe que pode confiar no Mundo Linha Viva! E no post de hoje, entrarmos ainda mais neste universo e apresentamos quais são estes riscos e como se proteger (e toda a equipe) deles no dia a dia em cozinhas industriais de pequeno, médio e grande porte. Continue a leitura!

Atenção! Conheça os principais riscos biológicos na cozinha

Antes de conhecermos quais são os principais riscos biológicos na cozinha, é importante que saibamos a definição de risco biológico em um ambiente de trabalho. Trata-se riscos gerados pelo contato de microrganismos com o trabalhador, como vírus e bactérias, que podem gerar doenças. Os principais são:

  • Bactérias: podem causar vários tipos de doenças, como pneumonia e até mesmo tuberculose (em casos mais graves). Dentro de um ambiente de cozinha industrial, o que é mais comum é a contaminação de bactérias que provocam infecção alimentar.
  • Vírus: gripes e resfriados são as doenças mais comuns, dentro de um ambiente de trabalho, que são provocadas por vírus. Outras doenças que têm suas origens em vírus são a caxumba, sarampo, hepatite e HIV.
  • Fungos: quando pensamos em riscos biológicos na cozinha, devemos considerar e redobrar a atenção em relação aos fungos, que podem gerar candidíase e micoses.
  • Protozoários: podem gerar doenças de chagas e giardíase, dentre outras doenças. É fundamental cuidar da segurança e proteção dos funcionários da cozinha para evitar problemas graves.

EPIs para evitar riscos biológicos na cozinha

Como apontamos no começo do texto, o Mundo Linha Viva é o destino certo para você que precisa comprar EPIs para os funcionários da sua cozinha industrial de pequeno, médio e grande porte. Os principais equipamentos de proteção individual são:

●       Calçados de segurança: muitas pessoas pensam que os calçados de segurança protegem somente contra a queda de objetos cortantes, como facas e outros utensílios. Além disso, também protegem contra escorregões, evitando quedas. O chão de uma cozinha apresenta mais gordura e vários produtos líquidos podem ser derramados por acidente, o que pode provocar acidentes.

●       Máscara de proteção: é fundamental no dia a dia, afinal evita que o funcionário inale partículas presentes no ar e que podem provocar doenças respiratórias ou irritação em geral, impedindo que desempenhe sua função. Outro ponto positivo deste EPI para cozinha é que garante muito mais higiene no preparo das refeições.

●       Luva de proteção: indispensável no dia a dia, a luva de proteção garante máxima segurança aos funcionários que manipulam superfícies frias e quentes, com panelas e itens em câmaras frias, assim como também evita cortes pelo manuseio de facas, cutelos e outros utensílios perigosos.

●       Avental: tem como função básica a proteção do tronco da pessoa, ou seja, grande parte do corpo da pessoa que trabalha em uma cozinha. O avental evita que respingos de alimentos e outras substâncias nocivas entrem em contato com a pele.

●       Touca: sim, sabemos que a touca não é propriamente um equipamento de proteção, mas é um item indispensável para o trabalhador de uma cozinha, afinal evita que fios de cabelo caiam durante a preparação das refeições, garantindo assim muito mais higiene.

Fale com quem entende do assunto!

Atendimento transparente, objetivo e com preços e condições que você precisa conhecer o quanto antes. Então, não perca mais tempo: fale com um dos nossos especialistas.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

+