Entenda a importância da sinalização de segurança na construção civil

entenda-a-importancia-da-sinalizacao-de-seguranca-na-construcao-civil
Tempo de leitura 3 minutos

Ambientes sinalizados adequadamente são mais seguros para todos os colaboradores. Veja o que não pode faltar em uma obra

Todo mundo que trabalha em obras de pequeno, médio ou grande porte, sabe muito bem que a sinalização de segurança na construção civil é um assunto sério. Com os itens adequados, como placas e cavaletes de sinalização, você como empregador garantirá muito mais proteção para todos os colaboradores, inclusive para evitar acidentes. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog do Mundo Linha Viva.

Sinalização de segurança na construção civil: pontos de atenção

  • Objetivo: a sinalização de segurança na construção civil tem como objetivo prevenir riscos aos profissionais. Isso acontece porque o uso de placas e cavaletes, dentre outros exemplos, chamam a atenção do colaborador sobre eventuais riscos em determinadas áreas. Também funcionam para relembrar sobre instruções e procedimentos.
  • Cores e símbolos: uma estratégia muito eficaz para garantir maior efetividade da sinalização é o uso de cores chamativas e símbolos como pictogramas, que são de conhecimento universal.
  • Além das placas: o que pouca gente sabe é que as sinalizações de segurança também podem ser viabilizadas por sinais luminosos e acústicos, assim como através da comunicação gestual ou verbal.
  • Objetividade: uma placa ou sinal luminoso não pode passar a informação principal em etapas. A comunicação deve ser objetiva, imediata, já que o risco existe.
  • Treinamento: um ponto que também é importante é a instrução aos colaboradores sobre as placas de sinalização, sinais luminosos, comunicação verbal e assim por diante. Todos os colaboradores, sem exceção, devem compreender o que é transmitido e em relação aos riscos envolvidos.

Procurando por sinalização de segurança? Fale com o Mundo Linha Viva!

Para uma sinalização de segurança na construção civil realmente ser efetiva ela precisa atender determinados padrões de qualidade, medidas e outros detalhes técnicos. Parece complicado? Não se preocupe: você sabe que pode contar com o suporte do Mundo Linha Viva! O time de atendimento está preparado para receber suas dúvidas sobre placas de sinalização, cavaletes e outros produtos. O que você precisa comprar, na quantidade certa, e sempre com as melhores condições para o seu negócio. Não perca mais tempo procurando na internet. Fale AQUI com um consultor e aproveite para também conhecer as linhas de equipamentos de proteção individual.

Checklist para o empregador: o que você deve observar em uma sinalização

  • A sinalização possui contornos fortes que chamam atenção?
  • Trata-se de uma solução simples e de fácil entendimento?
  • Tudo está completo?
  • Existe alguma possibilidade de duplo sentido ou má interpretação?

ATENÇÃO! Confira os principais riscos em uma obra

  1. Acessos inseguros.
  2. Andaimes sem segurança.
  3. Atingidos por corpos estranhos.
  4. Empilhadeiras ou equipamentos de guindar sobrecarregados.
  5. Equipamentos elétricos e cabos sem segurança.
  6. Escavações sem segurança.
  7. Escoramento estrutural sem segurança.
  8. Fogo
  9. Guindastes sem segurança.
  10. Operação de elevação sem segurança.
  11. Plataformas de carga sem segurança.
  12. Plataformas de trabalho sem segurança.
  13. Poços / beiradas abertas.
  14. Queda de objetos.
  15. Trabalhos em altura sem segurança.
  16. Uso de máquinas sem proteção.