Entenda o conceito de percepção de risco no trabalho e como pode evitar acidentes

Successful happy group of students learning software engineering and business during presentation

Imagem:

Empresas que adoram o modelo de percepção de risco no trabalho estão mais preparadas para evitar acidentes no dia a dia

Toda empresa deve redobrar a atenção quando o assunto é a segurança e o bem-estar de seus funcionários. E essa preocupação deve ser ainda maior quando o trabalho no dia a dia envolve riscos químicos, físicos ou biológicos ao trabalhador. Justamente por essa razão, compreender o conceito de percepção de risco de trabalho é tão importante e pode, literalmente, evitar acidentes graves e salvar vidas. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog do Mundo Linha Viva, e confira detalhes mais completos. Aproveite o campo de comentários para enviar suas dúvidas e comentários sobre o assunto. Por aqui, a sua opinião é sempre muito bem-vinda.

O que é a percepção de risco no trabalho?

Trata-se, basicamente, de um modelo de treinamento e disseminação de informação junto aos funcionários da empresa. Tem como objetivo orientar sobre as melhores e mais seguras formas de trabalho, como evitar acidentes, uso correto dos equipamentos de proteção individual, dentre vários outros tópicos relevantes em prol da saúde e bem-estar no dia a dia. A percepção de risco no trabalho trabalha com as causas, ou seja, os motivos que podem levar aos acidentes de trabalho.

Colocando em prática a percepção de risco no trabalho

  • Análise do local de trabalho: este é um ponto muito importante, já que tem como objetivo analisar as reais condições de segurança do ambiente de trabalho, ou seja, quais são os fatores de riscos evidentes que devem ser corrigidos. Uma boa dica é manter uma planilha online e atualizada conforme os tipos de riscos, o que está sendo feito para ajustar cada item e assim por diante.
  • Planejamento de adequações: também é fundamental traçar um planejamento de adequações estruturais ou de modelos de trabalho para colocar em prática as correções necessárias em prol da segurança dos trabalhadores, sempre em conformidade com as exigências legais e técnicas do mercado de atuação da empresa.
  • Treinamento: os funcionários da empresa precisam, obrigatoriamente, receber todas as informações sobre os riscos no local de trabalho, como sobre as estruturas que não podem ser acessadas, os equipamentos que devem ser evitados, práticas de higienização e alimentação, e assim por diante.
  • Uso de EPIs: quem acompanha as postagens aqui no blog sabe que o uso dos equipamentos de proteção individual, os famosos EPIs, é uma prática essencial para evitar os mais diversos tipos de acidentes de trabalho. Para tal, é obrigação da empresa fornecer óculos de proteção, máscaras de proteção e todo e qualquer outro EPI necessário. Cabe ao funcionário zelar por sua conservação.

EPI é com o Mundo Linha Viva

Dentro da percepção de riscos no trabalho, mais cedo ou mais tarde, sua empresa precisará disponibilizar os EPIs mais adequados para cada um dos trabalhadores que lidam diariamente com situações de riscos. E neste momento, você pode contar com o Mundo Linha Viva. Por aqui, você tem o suporte de profissionais especializados e que trabalham diariamente com a comercialização de equipamentos de proteção individual.

Comprove: fale com um dos nossos especialistas e esclareça 100% das suas dúvidas sobre produtos, preços e condições disponíveis.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

+