Fardamento para eletricista: conheça as especificações mais significativas do uniforme

Fardamento para eletricista: conheça as especificações mais significativas do uniforme
Tempo de leitura 4 minutos

Dependendo do nível de perigo que algumas atividades apresentam, o uso dos famosos equipamentos de proteção individual é obrigatório. Isso acontece, por exemplo, quando pensamos em trabalhos ligados a estações de energia, manutenção de postes públicos e outras funções que colocam homens e mulheres em contato com eletricidade. Em trabalhos assim, o uso do fardamento para eletricista (também chamado de uniforme para eletricista ou conjunto NR-10) faz toda a diferença.

Inclusive, há uma norma regulamentadora que descreve sua utilização, a NR 10, mais precisamente no item 10.2.9 e subitens 10.2.9.1 e 10.2.9.2. Confira:

10.2.9 – MEDIDAS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

10.2.9.1 Nos trabalhos em instalações elétricas, quando as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente inviáveis ou insuficientes para controlar os riscos, devem ser adotados equipamentos de proteção individual específicos e adequados às atividades desenvolvidas, em atendimento ao disposto na NR 6.

10.2.9.2 As vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas.

Fardamento para eletricista: quais são as principais características?

Com o passar dos anos e evolução tecnológica dos fabricantes de EPIs, o fardamento para eletricista deu um salto de qualidade. Antigamente, por exemplo, era fabricado com tecido comum e tinha como objetivo apenas indicar que aquele homem / aquela mulher era um funcionário autorizado a realizar trabalhos com eletricidade. Era basicamente um uniforme de sinalização.

Porém, tudo mudou com a padronização da NR10. Desde a sua implementação, todo e qualquer fardamento para eletricista deve obedecer a padrões mínimos de qualidade e segurança. Também é obrigatório o uso de tecido especial, que garanta isolamento total contra choques elétricos que são normalmente liberados em algumas atividades. O fardamento para eletricista, importante ressaltar este ponto, também deve garantir mobilidade ao trabalhador para que ele possa desempenhar sua atividade profissional com conforto e facilidade.

O fardamento pode ser confeccionado com um mix de tecidos sintéticos e naturais, o que lhe assegura um alto padrão de resistência antichama e contra arcos elétricos. Tal solução é ideal porque choques elétricos podem gerar fogos repentinos e, em contato com a pele da pessoa, provocar queimaduras severas. As costuras também devem apresentar elevado padrão de resistência para que não rasguem em momentos delicados.

Qualidade do fardamento e sua conservação

Assim como ocorre com qualquer outro equipamento de proteção individual, o fardamento para eletricista pode ser bom ou ruim dependendo do fabricante. Justamente por isso, é essencial que você conheça a procedência do produto para não correr riscos de adquirir um EPI de qualidade duvidosa. A dica é realizar pesquisas em lojas físicas e também na internet, assim como conversar com amigos e colegas de profissão que certamente poderão indicar a melhor alternativa no mercado.

Outro ponto que merece atenção é em relação à conservação do fardamento para eletricista. É fundamental que esta vestimenta seja guardada em um local seguro e da maneira correta, evitando que permaneça amassada e dobrada de uma maneira que possa estragar o tecido e suas costuras. Além disso, uma boa ideia é sempre realizar uma vistoria antes de vestir o EPI.

Mundo Linha Viva está ao seu lado!

Com vasta experiência no universo de EPI, o Mundo Linha Viva conta com estoque completo e produtos variados dos principais fabricantes do mercado, inclusive quando o assunto é fardamento para eletricista. VEJA AQUI detalhes sobre o produto e solicite orçamento online hoje mesmo.

Caso tenha dúvidas sobre o preço da vestimenta, formas de pagamento, quantidade de peças em estoque e qualquer outro ponto relacionado aos equipamentos de proteção individual, não deixe de perguntar para o time do Mundo Linha Viva. Entre em contato clicando aqui ou ligue para (11) 3500-1497.

Crédito: RuslanDashinsky / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus