Manutenção em linha viva: principais dicas de segurança e prevenção no trabalho

Manutenção em linha viva: principais dicas de segurança e prevenção no trabalho
Tempo de leitura 4 minutos

Poucas atividades profissionais exigem mais cuidados e preocupações do que a manutenção em linha viva. Saber quais são os principais equipamentos e ferramentas utilizados, os EPIs corretos e assim por diante, faz toda a diferença para garantir a realização de trabalhos ágeis e seguros para todas as pessoas envolvidas. E saber de dicas para isso, também cai muito bem! Este é o assunto do post de hoje, aqui no blog do Mundo Linha Viva. Continue a leitura.

Dicas de segurança e prevenção em serviços de manutenção em linha viva

Além do uso obrigatório de EPIs e EPCs (confira mais a frente no texto de hoje), é fundamental ficar por dentro de dicas de segurança e prevenção em serviços de manutenção em linha viva, afinal esta é uma atividade com grandes riscos envolvidos e que não dá margens para erros ou falhas. Confira as principais dicas:

  1. Comunicação: todos os membros da equipe responsável por serviços de manutenção em linha viva devem se comunicar sem qualquer tipo de interferência. Justamente por isso é fundamental contar com rádios transmissores e outros equipamentos que possibilitem uma comunicação plena.
  2. Mudanças climáticas: para evitar acidentes, pesquise sobre clima na localidade onde irá realizar a manutenção em linha viva. Fique atento às mudanças climáticas.
  3. Qualificação da equipe: dependendo da complexidade da tarefa que será realizada, não abra mão da qualidade e experiência de profissionais com mais tempo de casa e que entendem mais de um determinado trabalho.
  4. Condições físicas e emocionais: converse com a sua equipe e verifique as condições físicas e emocionais de cada pessoa. Lembre-se: a manutenção em linha viva exige máxima atenção e preparo dos envolvidos.
  5. Planejamento: detalhe todas as etapas do trabalho com antecedência. Isto evita surpresas ao longo do caminho e garante mais produtividade, segurança e agilidade.
  6. Fiscalização: todos os colaboradores envolvidos no serviço devem ser informados sobre os trabalhos que precisam ser realizados e devem fiscalizar uns aos outros.
  7. Qualidade dos equipamentos: antes mesmo de sair da central, verifique se todos os equipamentos que serão realizados atendem aos padrões de qualidade e segurança exigidos

Equipamentos necessários para manutenção em linha viva

  • Capacete de segurança: escolha o modelo ideal para o tipo de trabalho que irá realizar, principalmente em relação ao isolamento elétrico.
  • Botina: calçado de segurança indispensável e que também garante isolamento elétrico.
  • Óculos de segurança: pode ser na cor cinza ou verde, mas obrigatoriamente deve apresentar proteção contra raios ultravioletas.
  • Vestimenta: opte por roupas resistentes ao fogo e que também promovam isolamento contra arco elétrico.
  • Luvas de segurança: o trabalhador que for realizar serviços de manutenção em linha viva deve, obrigatoriamente, chegar ao local com vários tipos de luvas de segurança prontas para utilização. Os principais modelos são: luvas de borracha isolantes AT e BT; luvas de pelica; luvas de raspa (para trabalhos mais rústicos).
  • Cinto de segurança: ideal para trabalhos em grandes alturas. Obrigatoriamente, deve contar com talabarte.

Os itens citados acima são os famosos equipamentos de proteção individual, os EPIs que você leitor do blog do Mundo Linha Viva conhece tão bem. Todavia, para manutenção em linha viva, também devemos considerar o uso dos EPC, os equipamentos de proteção coletiva. São os seguintes:

  • Vara de manobra isolada.
  • Detector de ausência de tensão: equipamento indispensável para verificação de desenergização da rede.
  • Bandeirolas e cones para sinalização da área em manutenção.
  • Escadas: devem apresentar isolamento próprio de alto padrão.
  • Caçambas isoladas: utilizadas para facilitar trabalhos de distribuição.

Fale hoje mesmo com o Mundo Linha Viva

Entre em contato com nosso time comercial e fale diretamente com profissionais que realmente entende do assunto, que lidam com EPIs para manutenção em linha viva. CLIQUE AQUI para enviar seu e-mail solicitando orçamento ou, se preferir, ligue para +55 11 3500-1497. Por WhatsApp, envie mensagens de áudio ou texto para +55 11 97246-7595.

Crédito: Iam Anupong / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus