Como garantir a segurança em manutenção preventiva em linhas de transmissão?

scaffolding lifting by the gantry crane by instruction of the commander stevedore or engineering, loading master, working on high level platform at risk of handle, handling good or equipments in high level of dangerous

Imagem:

Atenção redobrada, equipamentos de proteção individual e um bom plano de ação são alguns dos itens fundamentais para garantir máxima segurança

Toda e qualquer tipo de manutenção faz a diferença. Com a manutenção preventiva em linhas de transmissão não é diferente. Um trabalho que deve ser realizado periodicamente e que tem como objetivo garantir mais segurança aos colaboradores e o bom funcionamento de linhas de transmissão, que são fundamentais em diversos aspectos. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog do Mundo Linha Viva.

Manutenção em linha de transmissão: o que não pode ser esquecido

Quando pensamos na importância da manutenção preventiva em linhas de transmissão, devemos pensar em diversos pontos de atenção que devem ser observados adequadamente. São os principais:

  • Informatização: o sistema de gerenciamento de uma manutenção preventiva deve ser informatizado para facilitar o acesso a informações sobre as reais condições de usabilidade e conservação de uma linha de transmissão.
  • Etapas: algumas etapas são essenciais, como análise cromatográfica e de termovisão, assim como a análise físico-química de óleo mineral isolante.
  • Equipamentos de subestações: também devem ser considerados durante os trabalhos de uma manutenção preventiva em linhas de transmissão.
  • Equipamentos em geral: é preciso realizar ensaios especiais e específicos para cada equipamento utilizado, justamente para atestar o nível de funcionamento, resistência e conservação.
  • Relés e medidores: tanto os modelos eletromecânicos como os modelos digitais devem ser vistoriados com atenção redobrada, para confirmar o padrão de aferição dos mesmos.
  • Estudos especiais de engenharia: outro ponto importante é a análise de avarias, um dos itens mais relevantes quando pensamos em estudos especiais de engenharia. Um trabalho minucioso.

Quais são os equipamentos mais importantes para o trabalho?

Como se trata de um serviço de alto risco, é fundamental que os responsáveis pela manutenção preventiva em linhas de transmissão utilizem os equipamentos de proteção individuais e coletivos mais indicados para tipo de trabalho. Podemos destacar:

  • Capacete de segurança: é preciso escolher o modelo correto de capacete de segurança de acordo com o trabalho que será realizado, principalmente levando em conta a capacidade de isolamento elétrico do EPI.
  • Calçado de segurança: poucas pessoas sabem disso, mas um bom calçado de segurança é igualmente importante em trabalhos de manutenção preventiva em linhas de transmissão, afinal este é um EPI que também garante isolamento elétrico.
  • Óculos de segurança: existem dois modelos mais indicados, os óculos de segurança na cor verde e também na cor cinza. Seja qual for o modelo, o fator mais importante é a proteção contra raios ultravioletas. É preciso olhar com atenção para este ponto.
  • Vestimenta: o ideal é que todos os trabalhadores envolvidos nos serviços de manutenção utilizem roupas resistentes ao fogo e aos arcos elétricos.
  • Luvas de segurança: como o colaborador realizará trabalhos manuais, as luvas de segurança são indispensáveis e o ideal é o que a equipe de trabalho leve ao local da manutenção vários modelos de luvas, como de borracha BT e AT, luvas de raspa e luvas de pelica.
  • Cinto de segurança: muitos trabalhos de manutenção em linhas de transmissão são realizados em alturas consideráveis. Justamente por isso, o uso de cinto de segurança é tão importante. O EPI deve contar, obrigatoriamente como talabarte.

A equipe de Mundo Linha Viva entende do assunto

Os equipamentos de proteção individual que sua equipe precisa estão aqui! São diversos produtos de altíssimo padrão de qualidade para você comprar o que precisa e na quantidade ideal para realizar trabalhos de manutenção preventiva em linhas de transmissão. Aproveite: fale com um dos nossos especialistas.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

+