Saiba quais os tipos de riscos elétricos mais comuns durante a atividade do eletricista

Imagem:

O eletricista está exposto a vários tipos de riscos elétricos, mesmo durante trabalhos mais simples e rotineiros. A proteção adequada é essencial

Todo mundo sabe que uma das atividades profissionais com mais riscos à saúde e integridade física do trabalho é a de eletricista. Justamente por isso, são vários os EPIs para rede elétrica. Porém, antes de comprar qualquer equipamento de proteção individual, é fundamental conhecer os tipos de riscos elétricos mais comuns durante a atividade do eletricista. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog do Mundo Linha Viva.

 

Tipos de riscos elétricos: conheça os perigos mais comuns

Neste ponto, é fundamental entendermos as diferenças entre risco, choque elétrico e acidente dentro do trabalho do eletricista.

  • Choque elétrico: quando pensamos em tipos de riscos elétricos, devemos considerar os choques elétricos como os principais. Sua definição consiste em uma descarga elétrica em contato com o corpo humano. Existem dois tipos:
    • Direto: ocorre quando há o contato direto com um elemento energizado, como um fio desencapado ou mesmo algum cabo elétrico exposto. O choque elétrico direto também pode ocorrer por causa de um equipamento danificado, como uma tomada ou interruptor.
    • Indireto: já o choque elétrico indireto é caracterizado quando um determinado equipamento (ou parte dele) está energizado em razão de uma falha interna de isolamento ou mesmo por causa do rompimento de fios energizados.
  • Intensidade da corrente elétrica: você precisa saber que quanto maior a intensidade da corrente elétrica passando pelo corpo humano, maiores são as chances de danos graves:
    • 10 miliampères na corrente alternada: intensidade não perigosa.
    • 50 miliampères na corrente contínua: intensidade não perigosa.
    • 25 miliampères na corrente alternada: intensidade perigosa.
    • 50 a 100 miliampères na corrente contínua: intensidade perigosa.

Atenção: o efeito do choque elétrico no corpo humano é potencializado quando ocorre contato com corrente alternada de 60 Hz. A duração do choque elétrico também é determinante para provocar ou não lesões mais graves e queimaduras.

Sobre os EPIs mais indicados, não podemos deixar de mencionar itens como luva de alta tensão, conjunto de aterramento, cabeçote, guincho/alavanca, bastões de manobra e vários outros.

Variedade e qualidade em EPI para rede elétrica

A sua pesquisa sobre equipamentos de proteção individual para rede elétrica termina aqui. O Mundo Linha Viva trabalha com variedade em EPIs para eletricista. Em outras palavras, tudo (tudo mesmo!) o que você precisa para garantir mais segurança e tranquilidade à sua equipe de trabalho, está aqui. São diversos produtos de altíssimo padrão e que seguem as mais rigorosas normas técnicas. Outro ponto de destaque é o atendimento da equipe comercial. Você conta com o suporte de profissionais que realmente entendem do assunto. São pessoas preparadas e que lidam com a comercialização de EPIs para rede elétrica há muitos anos. Quer saber como tudo isso funciona na prática. Aproveite: envie AQUI uma mensagem de contato.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Fale por Whatsapp

+