Botas para trabalho em obras: saiba quais os fatores mais importantes para escolher o modelo

Botas para trabalho em obras: saiba quais os fatores mais importantes para escolher o modelo
Tempo de leitura 3 minutos

Os equipamentos de proteção individual, os famosos EPIs, surgiram como soluções ideais para garantir segurança a profissionais que atuam em atividades consideradas de risco. As botas para trabalho em obras, por exemplo, são itens indispensáveis para homens e mulheres que passam o dia a dia em ambientes com diversos riscos.

Podemos citar como riscos em obras, a presença de pregos, ferros retorcidos, pedaços de madeira e outros materiais pontiagudos no solo, que dificilmente são identificados e que representam um grande perigo.  Além disso, as botas de segurança também isolam os pés dos trabalhadores do contato com líquidos nocivos a saúde ou que possam provocar escorregões.

Choques elétricos, impactos em geral e torções também podem ser evitados com o uso do EPI. Aliás, por falar nisso, um detalhe importantíssimo é saber escolher a bota correta. O primeiro passo é identificar os fatores mais importantes para escolher o modelo ideal.

O que analisar na hora de comprar botas para trabalho em obras?

Você precisa, primeiramente, observar o ambiente em si. O canteiro de obras apresenta muitas áreas úmidas ou o risco de quedas de objetos é o maior perigo? Os funcionários podem sofrer com impactos no bico do pé devido à estrutura do local? Analisando todos os fatores com coerência e sem negligenciar nenhum aspecto, é possível comprar o modelo certo para cada caso. Para exemplificar melhor, listamos abaixo:

1 –Queda de objetos

Como o próprio nome deixa claro, a bota contra queda de objetos protege contra queda de tijolos, pedras e até mesmo das próprias ferramentas do trabalhador. É um dos modelos mais populares e deve apresentar biqueira de metal, justamente para garantir máxima proteção.

2 – Umidade e choque elétrico

A bota para trabalha em obras contra umidade é ideal para profissionais que irão atuar em áreas que apresentam contato direto com água. Choques elétricos também representam um grande risco a profissionais que atuam em locais úmidos.

3 – Agentes térmicos e químicos

Temperaturas extremas são nocivas ao corpo humano, principalmente quando pensamos nas extremidades, como pés e mãos. Logo, as botas de segurança ideais para locais com temperaturas altas e baixas fazem toda a diferença. O mesmo conceito é aplicado visando à proteção contra agentes químicos, como substâncias abrasivas e corrosivas.

Fique de olho na qualidade das botas de segurança

Assim como ocorre com qualquer outro EPI, as botas de segurança devem apresentar as exigências legais de segurança. Não faz qualquer sentido comprar um equipamento de proteção individual de baixa qualidade, não é mesmo? Justamente por isso, você não pode abrir mão de produtos de alto nível.

E o Mundo Linha Viva está ao seu lado para que você não tenha dúvidas na hora de comprar as botas para trabalho em obras. Por aqui, o atendimento é personalizado desde o primeiro contato e o suporte é especializado, afinal são técnicos que realmente entendem do assunto e que lidam com calçados de segurança e diversos outros EPIs diariamente.

Quer saber sobre preços, condições, estoque e muito mais?

Envie hoje mesmo seu e-mail para o time de atendimento. CLIQUE AQUI.

Caso prefira telefonar, o número da central é o (11) 3500-1497. Via WhatsApp, o contato é através do (11) 97246-7595.

Crédito: Kuzma / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus