Conheça a vestimenta obrigatória do operador de motossera exigida pela segurança no trabalho

operador de motosserra EPIs
Tempo de leitura 3 minutos

A motosserra é uma é uma ferramenta muito utilizada por agricultores, madeireiros e jardineiros, uma vez que facilita processos de poda, aparo e corte de árvores e madeira em geral. Trata-se de um maquinário composto por uma serra altamente cortante que é acionada por um motor que pode ser elétrico, de combustão interna ou movido à bateria, ou seja: é um dispositivo que exige cuidados específicos ao ser manuseado.

Segundo levantamento da Sociedade de Investigações Florestais (SIF) do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Viçosa (MG), aproximadamente 65% dos operadores de motosserra já sofreram ou presenciaram algum tipo de acidente envolvendo o uso de motosserras. De acordo com os dados encontrados, a perna foi a área do corpo atingida em 53% dos casos, enquanto a cabeça ou as mãos representam outros 23% desses acidentes.

Quem atua como operador de motosserra, portanto, está exposto a muitos riscos durante a execução de seu trabalho: além das chances de ferir com a lâmina, há a possibilidade de que o profissional seja atingido pelos galhos que estão sendo cortados, aspirar poeira e adotar uma postura corporal prejudicial. Além disso, este trabalhador tem que lidar com fatores como excesso de ruído, vibração ocupacional e esforço físico intenso.

Para garantir a saúde e integridade física do profissional que utiliza motosserra, é fundamental que o operador receba treinamento adequado, conheça bem a ferramenta e sempre utilize os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) obrigatórios, o que inclui uma vestimenta de segurança. Ainda de acordo com a pesquisa da SIF, 78% dos operadores acidentados afirmaram ter sido salvos pelos EPIs, o que evidencia ainda mais sua importância.

EPI para operador de motosserra: o que diz a legislação?

A Norma Regulamentadora de número 12 (NR 12), que trata da segurança do trabalho em máquinas e equipamentos, possui um anexo específico para o trabalho com motosserras — identificado como Anexo V. De acordo com o documento, todos os equipamentos deste tipo devem dispor de freio manual ou automático, protetor para as mãos, trava de segurança e pino pega-corrente, além de sinalização de advertência em relação aos riscos do uso inadequado.

A Norma Regulamentadora de número 6 (NR 6), por sua vez, determina que todas as empresas têm o dever de fornecer EPIs gratuitamente sempre que uma determinada atividade profissional representar qualquer tipo de risco para o trabalhador. Os dispositivos de segurança devem ser adequados aos riscos, e estar em perfeitas condições de uso. Nesse contexto, um operador de motosserra deve contar os seguintes EPIs:

Vestimenta para operador de motosserra: características

No que diz respeito especificamente ao uniforme de segurança para operador de motosserra, é importante que a vestimenta seja confeccionada em material que seja resistente a cortes, preferencialmente com reforços nas regiões mais atingidas em acidentes. É fundamental que a roupa também seja confortável, de modo a favorecer a movimentação do profissional.

Especializada em distribuição de Equipamentos de Proteção Individual e Uniformes Profissionais, o Mundo Linha Viva disponibiliza EPIs para operador de motosserra e para diversos outros segmentos profissionais em que o uso dos dispositivos de segurança é necessário. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!