Conheça os diferentes tipos de luvas isolantes para eletricistas

Conheça os diferentes tipos de luvas isolantes para eletricistas
Tempo de leitura 3 minutos

Quem é eletricista conhece muito bem os riscos da profissão e a importância de se utilizar os equipamentos de proteção individual corretos, como as luvas isolantes. No dia a dia, são muitas as situações que colocam o profissional em contato direto com materiais e equipamentos que podem provocar choques leves ou graves, como ao consertar painéis elétricos ou realizar manutenção em cabos e fios.

Seja qual for o trabalho, é indispensável o uso da luva isolante mais adequada e que esteja alinhada às exigências legais, como conforme a NBR 10622. A norma regulamentadora que existe há mais de 30 anos estabelece os padrões mínimos e máximos de cada tipo de luvas isolantes.

Para tal, são realizados testes com escalas e intensidades elétricas variadas. O objetivo é verificar o grau de resistência de cada modelo luva, que pode variar de 00 a 4 e indica a espessura de borracha. Por exemplo, uma luva isolante com borracha de 0,05m deve suportar até 500 volts.

Quais os tipos de luvas isolantes que existem?

Podemos citar quatro principais tipos de luvas isolantes. Confira abaixo quais são os modelos:

  1. Luva de borracha: trata-se de uma luva isolante que protege mãos e braços contra choques elétricos em geral, principalmente em atividades que envolvam ações em circuitos energizados. Existem luvas de borracha que variam conforme a alta tensão, como de 2,5 a 40 KV.
  2. Luva de cobertura: equipamento de proteção individual que deve ser utilizado sobre as luvas de borracha. Seu objetivo é exclusivamente garantir proteção mecânica ao eletricista. Conheça mais sobre a luva de cobertura.
  3. Luva tipo condutiva: como o próprio nome indica, o EPI protege contra riscos em manobras realizadas em contatos energizados. Garante segurança não somente nas mãos, mas também nos punhos.
  4. Luva de vaqueta: apresentando grande durabilidade, a luva de vaqueta também é indicada para trabalhos em máquinas, equipamentos e outros energizados.

Conservação das luvas isolantes para eletricistas

Além de comprar o modelo de luva de proteção adequado, é fundamental que você conserve da maneira correta. Faz todo o sentido, afinal de contas o EPI somente garante proteção ao trabalhador se apresentar as condições ideais de fábrica, como foi desenvolvido.

Para prolongar sua vida útil, por exemplo, a luva deve ser armazenada em um local com temperatura que não ultrapasse os 35º C. Também é importante que tal espaço não exponha o EPI ao ozônio, solventes e produtos químicos em geral. Uma boa dica é utilizar caixas de papelão que estejam em perfeito estado de conservação.

Não pesquise mais na internet!

O Mundo Linha Viva tem o que você precisa quando o assunto é proteção. Aqui você encontra luvas isolantes para eletricistas em modelos variados. Em outras palavras, o estoque é completo e diverso, justamente para você escolher a opção certa e sempre com preços e condições especiais.

Além disso, outro ponto positivo é o atendimento. O time comercial é formado por profissionais especializados no assunto e que lidam com pedidos de luvas e demais EPIs todos os dias. Suas dúvidas são esclarecidas com rapidez e objetividade, tudo para facilitar a escolha e garantir sempre um bom negócio.

Confira hoje mesmo todos os detalhes! ENVIE AQUI o seu e-mail ou, se preferir, ligue para os telefones de contato. O número da central é o (11) 3500-1497 e do WhatsApp (11) 97246-7595.

Crédito: welcomia / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus