Conheça as características de um uniforme antichama e sua importância

Conheça as características de um uniforme antichama e sua importância
Tempo de leitura 3 minutos

Dentro do universo dos equipamentos de proteção individual, os famosos EPIs, poucos itens são tão importantes quanto o uniforme antichama. E o motivo para isso é bem evidente: trata-se de uma vestimenta que pode literalmente salvar a vida do (a) profissional que trabalha em situações de extremo risco, como no dia a dia de homens e mulheres de Corpos de Bombeiros de todo o mundo e de trabalhadores que lidam com eletricidade.

No post de hoje, aqui no blog do Mundo Linha Viva, você irá conferir todos os diferenciais técnicos de um uniforme antichama. Acompanhe na sequência!

Uniforme antichama: principais características

É um EPI que protege o trabalhador contra arcos elétricos e fogo repentino. Para tal, é uma vestimenta que obrigatoriamente deve apresentar uma série de tecidos especiais em sua confecção. Podemos citar alguns pontos um uniforme antichama de qualidade deve apresentar:

  • Resistência mecânica do tecido;
  • Linhas de costura de alta qualidade;
  • Gramatura do tecido diferenciada, muito superior a de tecidos comuns;
  • Tecido FR (Fogo Retardante);
  • Cores vibrantes, preferencialmente;
  • Proteção ATVP: valor de desempenho térmico do arco elétrico.

Os uniformes antichama, devido às características citadas, protegem trabalhadores contra queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus. Para tal, importante ressaltar, a pessoa que irá utilizar a vestimenta deve receber treinamento sobre o seu uso e importância. A orientação indica, por exemplo, a forma correta de fechamento do colarinho, mangas e punhos.

Utilização diária

Assim como ocorre com todos os EPIs, o uniforme antichama deve passar por uma criteriosa avaliação diária antes do seu uso. Basicamente, o trabalhador deve observar se a vestimenta apresenta as condições ideais de utilização ou se há algum problema de costura, no zíper, velcro e botões, furos nas mangas e outros danos que possam expor a uma situação de risco. Tal avaliação, inclusive, também deve ser feita após cada lavagem.

Normas regulamentadoras

Algumas normas regulamentam a produção, comercialização e utilização dos uniformes antichama, como a Norma NFPA 70E que trata sobre a qualidade e resistência dos tecidos e fibras aplicados na vestimenta. Além dessa, outras que merecem destaque são a NFPA 2112 e NFPA 1977, assim como a NBR 16121, a norma especifica que trata sobre vestimentas de proteção contra chamas e calor.

O que tudo isso quer dizer? É bem simples: não é permitida a comercialização de qualquer roupa de combate a incêndio ou de eletricista que não atenda às diretrizes das normas citadas.  Logo, é essencial que você adquira somente produtos de procedência garantida, de empresas especializadas no mundo dos EPIs.

Fale com o Mundo Linha Viva hoje mesmo

Empresa formada por profissionais experientes e que realmente entendem do assunto, o Mundo Linha Viva é referência em equipamentos de proteção individual porque assume o compromisso de sempre oferecer o que há de melhor no mercado. São diversos equipamentos, ferramentas e uniformes para suprir 100% das necessidades dos clientes.

No caso do uniforme antichama, por exemplo, você encontra aqui conjunto NR-10 nos tamanhos P, M e G e pode solicitar orçamento online. CLIQUE AQUI para conferir tudo.

Aproveite para também falar com nosso time comercial e esclareça suas dúvidas sobre preços, condições, especificações técnicas e outras informações. O atendimento é personalizado e especializado desde o primeiro contato. Envie seu e-mail hoje mesmo, clicando aqui, ou ligue para (11)3500-1497.

Crédito: Prathaan / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus