Conjunto NR-10: entenda as especificações da roupa de combate a incêndio

Tempo de leitura 3 minutos

São diversas as atividades que necessitam de roupas e equipamentos especiais em virtude da periculosidade de determinadas funções. Quando pensamos na segurança dos trabalhadores, isso fica ainda mais evidente com o uso dos equipamentos de proteção individual, os famosos EPIs. E, dentro deste cenário, a roupa de combate a incêndio merece destaque especial. Assim como, também a norma que regulamenta sua utilização, a NR-10. Este é o assunto de hoje aqui no blog do Mundo Linha Viva! Confira na sequência do post as principais e indispensáveis características de uma roupa de combate a incêndio!

Roupa de combate a incêndio: principais características

Indispensável para atividades de alto risco, como no caso do trabalho de um Corpo de Bombeiros, a roupa de combate a incêndio tem como principal finalidade evitar o contato com o fogo, agentes químicos e térmicos, arcos elétricos e outras situações que possam gerar queimaduras em diferentes graus.

A roupa de combate a incêndio é padronizada em todo o território nacional e é composta por três camadas principais: estrutura externa, barreira de umidade e forro térmico. Importante ressaltar que são camadas que garantem isolamento e, ao mesmo tempo, permitem mobilidade. Todavia, por se tratar de uma vestimenta não tão comum, é indispensável que sejam realizados treinamentos específicos para sua utilização.

Sobre a mobilidade, este EPI tem que garantir plena movimentação em momentos delicados, como durante uma ação de resgate de um brigadista. A roupa de combate a incêndio é composta, dependendo do kit comercializado, com alguns itens. Podemos destacar: calça comprida, jaqueta, casaco e capa de combate.

Importante: uma roupa de combate a incêndio realmente eficaz é aquela que também apresenta ajustes e fechamentos de alto padrão. E nem poderia ser diferente, afinal qualquer abertura, por menor que seja, pode representar um grande risco à integridade física da pessoa que utiliza a vestimenta.

O que é NR-10?

A norma regulamentadora NR-10 é o que estabelece os padrões mínimos de qualidade e segurança de produtos e atividades que tenham qualquer ligação com instalações elétricas, serviços com eletricidade e também no caso de brigadistas do Corpo de Bombeiros.  Importante: a roupa de combate a incêndio também pode ser encontrada no mercado com o nome de “conjunto NR-10”.

A NR-10 reforça um ponto crucial: a qualidade dos materiais utilizados na confecção de roupas especiais, como de combate a incêndios. Alguns materiais devem obrigatoriamente fazer parte de tais peças, como em relação ao forro térmico interno citado no tópico anterior. Tal camada é essencial para garantir proteção e isolamento em situações extremas e, justamente por isso, não pode ser sonegada sua qualidade.

Importante: sempre que pesquisar sobre roupa de combate a incêndio, seja pela internet ou mesmo fisicamente em estabelecimentos que trabalham com EPIs, verifique se o produto em questão atende aos requisitos mínimos da NR-10.

Procurando por roupa de combate a incêndio? Fale com o Mundo Linha Viva!

Variedade em equipamentos de proteção individual e garantia de qualidade todas as peças comercializadas, inclusive roupa de combate a incêndio. Aqui, este EPI segue os padrões de segurança estabelecidos pela NR-10 e você não precisa se preocupar com a procedência. Trabalhamos somente com soluções de altíssimo padrão!

Outro diferencial que você encontra por aqui é o atendimento especializado. Nossa empresa conta com profissionais que realmente entendem do assunto. São técnicos experientes e preparados para esclarecer dúvidas sobre cada EPI disponível, aplicações de cada um, dicas de conservação e muito mais.

Quer saber mais sobre roupa de incêndio? Entre em contato clicando aqui e fale hoje mesmo com um consultor.