Entenda a importância e obrigações do uniforme técnico de segurança do trabalho

uniforme segurança do trabalho
Tempo de leitura 2 minutos

Muitas pessoas acreditam que um uniforme profissional serve apenas para identificar os funcionários de uma empresa e garantir uma padronização no ambiente de trabalho. Embora este tipo de roupa realmente cumpra essa função, a importância do uniforme profissional vai muito além disso: eles são capazes de transmitir seriedade e profissionalismo, bem como também podem servir como Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Uniforme: obrigações do empregado e do empregador

Independentemente da função do uniforme profissional, é sempre responsabilidade do empregador fornecer as roupas — e o mesmo vale para todos os tipos de EPI. Todo equipamento fornecido, incluindo o uniforme, deve estar em conformidade com as normas técnicas e possuir certificado de aprovação.

Isso significa que o empregado não deve arcar com nenhum custo relativo à vestimenta. Pelo contrário: todos os custos são de responsabilidade da empresa, mas isso não isenta o empregado de responsabilidade em relação ao uniforme de segurança do trabalho. É obrigação do empregado, por sua vez, zelar pelo uso correto e conservação correta de seus equipamentos

Além disso, o trabalhador tem que se limitar a utilizar o uniforme segurança do trabalho somente quando está executando suas atividades profissionais, pois a utilização fora do ambiente do trabalho pode causar problemas legais para a empresa.

Uniforme segurança do trabalho como EPI

Uma das principais dúvidas em relação ao uniforme técnico de segurança do trabalho diz respeito a ele ser ou não um Equipamento de Proteção Individual. De acordo com a legislação trabalhista e com a Norma Regulamentadora de número 6 do Ministério do Trabalho e Emprego, os uniformes (que servem apenas para identificar o colaborador) não são EPIs, enquanto as vestimentas são.

É considerado como vestimenta profissional as roupas que foram desenvolvidas com a finalidade de proteger o trabalhador de possíveis agentes prejudiciais à sua saúde e bem-estar. É o caso, por exemplo, do uniforme para eletricista que mantém o profissional protegido de choques elétricos ou de funcionários de frigoríficos que utilizam conjuntos específicos para câmara fria.

Os uniformes confeccionados pelo Mundo Linha Viva são feitos com materiais de alta qualidade, podendo ser personalizados com o logotipo da empresa. Confira toda a linha de uniformes profissionais e solicite um orçamento!