Entenda como funciona o sistema de proteção contra quedas e sua importância

sistema de proteção contra quedas
Tempo de leitura 3 minutos

O sistema de proteção contra quedas (SPQ) é, sem dúvidas, um dos itens mais importantes para quem realiza trabalho em altura. Trata-se de um processo que tem o objetivo de diminuir o risco de acidentes nesse sentido. E ele pode ser usado de forma individual ou coletiva.

sistema de proteção contra quedas

Por isso, veja a seguir um panorama completo de informações sobre esse mecanismo. E lembre-se de que, ao realizar um trabalho em altura e com eletricidade, você deve contar com uma empresa especializada. Nesse sentido, o Mundo Linha Viva lhe oferece as melhores soluções.

O que é o sistema de proteção contra quedas?

De forma geral, essa é uma medida que engloba uma série de equipamentos e processos de segurança para quem trabalha em altura. Por meio dela, é possível diminuir significativamente, ou mesmo eliminar o risco de acidentes ocupacionais.

Esse conjunto de ações pode ser individual (apenas para um trabalhador) ou coletiva (para um grupo de trabalhadores, chamado de SPCQ). Em ambos os casos, as principais características do sistema de proteção contra quedas são as seguintes:

  • Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para trabalho em altura;
  • Sistema de ancoragem que possibilita o(s) profissional (is) apoiar-se com segurança;
  • Elementos de ligação para fixar a ancoragem aos EPIs dos profissionais.

A partir dessas diretrizes e equipamentos, é possível colocar em prática um sistema de proteção contra quedas. Isso de uma forma segura e bastante eficiente.

A importância do sistema de proteção contra quedas

Vale lembrar que o trabalho em altura e suas diretrizes de segurança estão dentro da Norma Regulamentadora 35. Essa NR institui os devidos parâmetros para que os profissionais possam realizar seu trabalho sem correr riscos.

Nesse sentido, o sistema de proteção contra quedas está dentro da NR como tópico 35.5. E é muito importante saber disso, uma vez que lá estão descritas:

  • As orientações para uso correto de todos os EPIs de trabalho em altura;
  • Detalhes técnicos e práticos para a instalação dos equipamentos do SPQ;
  • Além disso, detalhes como ações a serem tomadas diante de riscos e acidentes.

Ao aplicar todas essas diretrizes da forma correta, é possível criar um ambiente de trabalho em altura mais seguro. Assim, as chances de evitar acidentes graves aumentam significativamente. E, no caso de algum problema nesse sentido, você saberá que medidas deve tomar.

Outra observação importante nesse sentido é que, com relação ao sistema de proteção contra quedas coletivo, há alguns detalhes importantes que você deve considerar. Nesse sentido, é preciso que todos os profissionais envolvidos no trabalho em altura estejam protegidos.

Para tanto, faz-se necessário verificar os EPIs e a estrutura de sustentação de todos em geral. Além disso, cabe ainda um treinamento de técnicas de posicionamento, primeiros socorros e realização de seu trabalho de forma segura.

Conte com o Mundo Linha Viva para máxima segurança no trabalho em altura

O Mundo Linha Viva é uma empresa especializada em itens de segurança para trabalho com eletricidade e em altura. Oferecemos ampla gama de produtos para atender suas necessidades e proporcionar um trabalho livre de acidentes. Entre em contato conosco hoje mesmo e conheça nossas soluções para te ajudar.