Conheça as normas regulamentadoras para aerogeradores

normas regulamentadoras para aerogeradores
Tempo de leitura 3 minutos

O uso de energia eólica é uma ótima alternativa em termos de economia e versatilidade. Mas é preciso estar atento às normas regulamentadoras para aerogeradores para garantir a segurança e integridade física de todos os profissionais que trabalham nessa área.

normas regulamentadoras para aerogeradores

Assim sendo, veja a seguir um panorama completo sobre a NR 10, responsável por essa questão. Conheça as principais diretrizes de segurança em parques eólicos, focadas em criar um ambiente de trabalho livre de riscos. Saiba também como o Mundo Linha Viva pode ajudar nessa questão.

O que são aerogeradores e como funcionam os parques eólicos

O processo de conversão da energia eólica em energia elétrica depende dos aerogeradores. Se você já passou por perto de um parque eólico, com certeza já deve ter visto esses sistemas. Eles são semelhantes à cata ventos gigantes, cujas pás se movimentam na velocidade do vento.

Dentro deles existem rotores que recebem a energia resultante do vento movimentando as suas pás. Essas peças transmitem a força do vento para a caixa geradora do equipamento. Lá há a conversão de energia eólica em elétrica e sua distribuição pela rede energética do parque eólico.

Toda essa “mágica” acontece devido a um sofisticado processo logístico aliado a uma avançada tecnologia. E claro, para que a conversão energética dos aerogeradores ocorra da forma certa, também é necessária a atuação de profissionais especializados nessa área. E é nesse sentido que as normas regulamentadoras para aerogeradores têm destaque.

Quais as normas regulamentadoras para aerogeradores?

De forma geral, profissionais responsáveis por aerogeradores desempenham duas funções. Tratam-se do trabalho com eletricidade e do trabalho em altura. Assim sendo, a integridade física dessas pessoas depende de um conjunto de normas que englobem a ambos.

Nesse sentido, está a NR 10. Ela institui vários parâmetros para a saúde e segurança de todos os profissionais que atuam em serviços de eletricidade. E isso também se estende para os parques eólicos, a partir de regras que incluem:

  • Medidas de controle do fluxo e corrente de energia elétrica para evitar acidentes;
  • Uso de Equipamentos de Segurança para trabalho com eletricidade e em altura;
  • Utilização de barreiras que protejam o profissional do contato direto com a energia;
  • Medidas de isolamento e uso de dispositivos de proteção por corrente;
  • Além disso, treinamentos específicos para os profissionais que farão esse tipo de trabalho.

E para além da NR 10 focada em aerogeradores, há ainda duas diretrizes instituídas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para esses fins. São Elas:

  • NBR IEC 61400-1 de 06/2008 – focada em diretrizes que asseguram a integridade da engenharia dos aerogeradores;
  • NBR IEC 61400-12-1 de 03/2012 – dedicada a analisar as características de desempenho de potência de um aerogerador.

Garanta o melhor para seu trabalho com o Mundo Linha Viva

Seja trabalhando com aerogeradores ou energia elétrica de forma geral, o Mundo Linha Viva oferece as melhores soluções. Trabalhamos com uma ampla gama de produtos e equipamentos que garantem sua integridade física ao atuar em qualquer uma dessas duas áreas.

Assim sendo, atente-se as normas regulamentadoras para aerogeradores e contate nossa empresa para obter os melhores equipamentos. O Mundo Linha Viva oferece as soluções que você precisa para realizar seu trabalho com sucesso.