Entenda os riscos para trabalhadores da área de energia eólica

riscos da energia eólica
Tempo de leitura 3 minutos

Esta é uma fonte limpa de energia, sendo sustentável e muito viável nos dias de hoje. E, por esse motivo, é preciso ficar ciente dos riscos da energia eólica no que diz respeito aos procedimentos necessários para o bom funcionamento do sistema. 

riscos da energia eólica

Assim sendo, questões como manutenções e reparos necessitam de atenção especial no quesito segurança. E é sobre isso que vamos falar neste artigo. Entenda quais são os riscos para trabalhadores da área de energia eólica e como prevenir acidentes. 

Riscos enfrentados por trabalhadores da energia eólica

A energia eólica é obtida por meio das torres eólicas, que usam o vento como fonte de energia limpa e sustentável. A energia cinética é transformada em eletricidade com o uso de equipamentos específicos. 

Dessa forma, a energia eólica é renovável e sua geração causa pouco impacto ao meio ambiente. Assim, as torres eólicas são as estruturas responsáveis pela geração da energia. E elas requerem atenção especial desde a montagem até na realização de manutenções especializadas. 

É preciso ainda seguir uma série de normas técnicas que garantem a segurança dos trabalhadores que atuam nessas torres. Desse modo, os principais riscos para trabalhadores de parques eólicos envolvem:

  • Quedas e tombos que, por sua vez, podem causar lesões no colaborador;
  • Riscos de choque elétrico, que, muitas vezes, pode ser fatal;
  • Riscos envolvendo o trabalho em espaços confinados, principalmente em relação à falta de ventilação adequada;
  • Postura inadequada durante a realização de trabalhos diversos;
  • E ainda riscos envolvendo as condições meteorológicas, pois o trabalho é realizado a céu aberto. 

Como diminuir os riscos para trabalhadores de parques eólicos

Existem diversas normas técnicas que visam esclarecer e fornecer orientações para se evitar acidentes em torres eólicas. A prevenção é fundamental. Veja algumas normas que precisam ser levadas em consideração ao se avaliar os riscos da energia eólica:

  • NR-5: norma que estabelece as regras e parâmetros para a criação da CIPA em empresas. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é uma comissão interna das empresas, que reúne empregados e empregadores. Ela visa a prevenção de acidentes, melhores condições de trabalho e saúde de todos os colaboradores;
  • NR-10: essa é a norma que dita as regras para trabalhos com eletricidade;
  • NR-33: conjunto de regras específicas para trabalhos em ambientes confinados;
  • NR-35: normas para trabalhos em altura (nesse caso, para o trabalho nas torres eólicas). 

Então, o primeiro passo para diminuir os riscos da energia eólica é ficar atento às normas e cumpri-las com rigor. Além do mais, cabe ao empregador disponibilizar ao trabalhador todos os EPIs necessários para a realização dos serviços. A empresa também precisa oferecer os treinamentos e atualizações a respeito do correto uso dos EPIs. 

Cabe ainda ao empregado não negligenciar o uso dos equipamentos de proteção individual. E, se for o caso, cobrar ações coerente e responsáveis por parte da empresa. 

Por fim, é essencial adquirir EPIs com um fornecedor de confiança e com autoridade no assunto. Por isso você pode contar com a Mundo Linha Viva na hora de investir na segurança dos trabalhos em torres eólicas. Entre em contato conosco e conheça nosso amplo catálogo de materiais e equipamentos.