Conheça a importância da segurança do trabalho na área de telecomunicações

Os diferentes tipos de EPIs
Tempo de leitura 3 minutos

A segurança do trabalho em telecomunicações é, muitas vezes, um assunto pouco discutido. No entanto, esse é um tema de extrema importância para todos os profissionais que atuam nessa área, sobretudo os técnicos. Isso porque eles ficam expostos a vários riscos durante o trabalho.

segurança do trabalho em telecomunicações

Dessa forma, veja a seguir as principais informações que fazem parte da segurança do trabalho na área de telecomunicações. Além disso, entenda a importância de contar com uma empresa especializada em ferramentas e equipamentos de segurança, como o Mundo Linha Viva.

Identificando os riscos no trabalho de telecomunicações

Em primeiro lugar, precisamos entender que a área de telecomunicações faz parte do nicho de engenharia elétrica. Nesse sentido, ela é responsável por projetar e implementar redes de sistemas de comunicação, bem como mantê-las funcionando.

Para isso, há uma série de técnicos especializados em montar, operar e manter seus equipamentos sempre em ordem. Mas nesse sentido, esses profissionais ficam expostos a uma série de riscos ocupacionais. Entre eles estão os relacionados à altura e a operação de redes de eletricidade, por exemplo.

Assim, é fundamental destacar a importância da segurança do trabalho em telecomunicações. Inclusive, aqui se destaca o papel das chamadas Normas Regulamentadores (NRs). Elas instituem uma série de regras e diretrizes para os profissionais técnicos dessa área. 

Seu principal objetivo é garantir segurança e integridade física no desempenho de suas funções. Assim, as principais NRs responsáveis pela segurança do trabalho em telecomunicações são:

  • NR 10 – criada para garantir a segurança em serviços que envolvem energia elétrica;
  • NR 21 – norma que se destina a diretrizes focadas no trabalho realizado a céu aberto;
  • NR 23 – responsável por instituir normas e parâmetros de proteção contra incêndios;
  • NR 35 – norma que trata da segurança dos profissionais que fazem trabalho em altura.

Equipamentos importantes na segurança do trabalho em telecomunicações

Todas essas NRs envolvem o exercício da função correta de trabalho em telecomunicações. Cada uma delas conta com diretrizes específicas para preservar a integridade física dos profissionais da área. E isso envolve, naturalmente, o uso de Equipamentos de Segurança (EPIs).

Nesse sentido, existem alguns itens indispensáveis que fazem parte de todas essas normas. São eles os seguintes:

  • Capacete classe B, que é dielétrico e protege contra cargas de eletricidade;
  • Acessórios e sistemas de ancoragem para realização de trabalhos em altura;
  • Itens isolantes principalmente luvas e botinas; 
  • Cinturões que permitam a devida sustentação em trabalhos em altura;
  • Ferramentas que permitam o manuseio seguro de redes, como o Decape Fibra Ótica.

Além de todos esses itens, cabe lembrar ainda das especificidades para trabalho a céu aberto. Nessas situações, os profissionais precisam de abrigo com as devidas condições climáticas e sanitárias. Além disso, é necessário garantir sua devida hidratação e alimentação.

Para o melhor em equipamentos de segurança, conte com o Mundo Linha Viva

Se você procura uma empresa especializada em equipamentos para segurança do trabalho em telecomunicações, fale conosco. O Mundo Linha Viva dispõe de um catálogo completo de itens para a realização de trabalhos com máxima segurança e proteção. Para mais informações, entre em contato conosco hoje mesmo e conheça a nossa linha de produtos.