Veja quais os principais tipos de EPI para trabalho no Sol

Imagem:

Para trabalhos em alta temperatura é necessário utilizar EPIs adequados, a luva é um dos acessórios mais importantes para o epi para trabalho no sol, de acordo com a norma NR 15, temos que ter cuidado com os “limites de tolerância para exposição ao calor”, os EPIs mais comuns para ambientes quentes são avental térmico e capas térmicas.

Saiba como os equipamentos de proteção podem ser úteis para profissões em que a exposição ao sol pode ser um problema em potencial!

Profissões que ficam expostas ao sol, como os carteiros por exemplo, já fazem uso de roupas de manga comprida e chapéus há muito tempo, para evitar o câncer de pele, o EPI mais importante para este tipo de trabalho é o protetor solar.

Há muito tempo, as pessoas já se protegiam contra o sol, mesmo quando ainda não existia o termo EPI, para a exposição ao sol, os EPIs principais são NR 17, ISO 7243, ISO 7730, os EPIs mais comuns são:

  • Óculos com proteção infravermelho e ultravioleta;
  • Vestimenta térmica para envolver o corpo;
  • Luvas térmicas;
  • Máscara de segurança facial;
  • Respiradores com filtros específicos;
  • Bota de couro;
  • Enclausuramento para ambientes com processos e fontes emissoras de radiação;
  • Isolamento e sinalização das áreas de risco.

O EPI para trabalho no sol é recomendado, pois ajuda a evitar problemas graves para a nossa saúde, através desses EPIs podemos proporcionar conforto térmico.

Benefícios dos EPIs para ambientes muito quentes

Os EPIs adequados para o calor, garantem bem-estar, conforto e segurança, as vestimentas térmicas por exemplo, ajudam na proteção de fatores externos, estas vestimentas também são adaptadas para ambientes extremamente frios, com temperaturas muito abaixo de zero.

Através desses EPIs, é possível evitar que produtos afetam nossa pele causando lesões ou alergias, por isso, é fundamental certificar-se que a empresa responsável por esses treinamentos está com os certificados em dia, ou se a mesma possui um canal de suporte para esclarecer dúvidas.

Máscaras de Proteção

As máscaras de proteção já eram utilizadas mesmo antes da pandemia do COVID-19, afinal, há ambientes que são totalmente insalubres para o rosto e também para os olhos, a principal função desse EPI é proteger o rosto, com olhos, orelhas e parte frontal.

 

Há casos onde é necessário incluir um capuz, que ajuda a proteger toda a parte do pescoço, assim, conseguimos evitar queimaduras por conta da exposição ao sol ou demais produtos químicos, é fundamental lembrar que o excesso de calor poderá provocar: infertilidade masculina, problemas relacionados à visão, desenvolver alguns tipos de câncer e queimaduras graves.

 

É de extrema necessidade que este tipo de ambiente seja constantemente fiscalizado por corpo de bombeiros e uma equipe de segurança do trabalho, além disso, as placas de segurança devem estar localizadas em local bem visível, para que todos possam entender que ali é um local de alto risco.

Mundo Linha Viva: EPIs para trabalho no sol!

Nós do Mundo Linha Viva trabalhamos somente com as melhores marcas para EPI para trabalho no sol, seguimos todos os protocolos de segurança necessários para garantir a saúde de seus colaboradores, temos marcas extremamente confiáveis e acessíveis para diversos segmentos.

 

Portanto, fale com nossa equipe e solicite já um orçamento!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Fale por Whatsapp

+