Saiba quais as principais características do capacete de pedreiro

Saiba quais as principais características do capacete de pedreiro
Tempo de leitura 3 minutos

Seja qual for o tipo e porte de obra, o uso deste equipamento de proteção individual é indispensável e literalmente pode salvar vidas

Todo mundo sabe que uma das atividades profissionais onde o risco de acidente é uma constante preocupação é a função de pedreiro. São muitos os possíveis acidentes, principalmente quando pensamos na queda de objetos. Justamente por isso, o uso do capacete de pedreiro é uma obrigatoriedade para homens e mulheres que estão diariamente nos canteiros de obras em todo o Brasil. Quer saber mais sobre este EPI? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog do Mundo Linha Viva.

Capacete de pedreiro: confira as principais características deste EPI

  • Resistência: como não poderia ser diferente quando pensamos em capacetes de segurança, este modelo precisa ser altamente resistente para proteger contra a queda dos mais variados tipos de objetos em suas mais diversas formas e pesos.
  • Proteção contra choques elétricos e agentes químicos: em uma obra, relacionamos os acidentes mais comuns com a queda de objetos. De fato, é a maior ocorrência, mas não podemos ignorar choques elétricos e agentes químicos. O capacete de segurança deve proteger também considerando estes riscos.

O Mundo Linha Viva trabalha com capacete de pedreiro

Com anos de tradição no mercado de equipamentos de proteção individual, o Mundo Linha Viva é a escolha certa quando o assunto é capacete de pedreiro. Por aqui, você encontra o que precisa e na quantidade ideal para o seu negócio. Os capacetes de aba total são os mais indicados para pedreiros. Consulte preços e condições com quem entende do assunto: fale com um dos nossos especialistas.

Pontos de atenção na hora de comprar o EPI para pedreiro mais adequado

  • Leveza: além de proteger, o capacete também ser confortável e não muito pesado, afinal com o passar do tempo outros problemas de saúde poderiam ser ocasionados, principalmente na região do pescoço do colaborador. Importante, todavia, é não confundir leveza com falta de resistência.
  • Cores dos capacetes: pouca gente sabe disso, mas cada capacete de segurança é mais indicado para determinadas funções e a classificação é perceptível pelas cores. Por exemplo, no caso da construção civil, a cor azul é a indicada para pedreiros. Confira outras cores:
    • Branco/cinza: encarregados, técnicos, mestres, estagiários e engenheiros.
    • Laranja: eletricistas.
    • Vermelho: Bombeiros.
    • Amarelo: visitantes.
    • Preto: operadores de máquinas.
    • Marrom: visitantes e carpinteiros.

Você sabe o que é NR 18 e PCMAT?

A Norma Regulamentadora número 18 (NR 18) estabelece as condições ideais para uso de diversos EPÌs dentro da construção civil, como no caso dos capacetes para pedreiros. O Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho (PCMAT) também oferece orientações completas sobre o tema.