Uso indispensável de EPI em trabalhos da construção civil

Uso indispensável de EPI em trabalhos da construção civil
Tempo de leitura 2 minutos

Sabemos que há trabalhos que exigem proteção devido ao alto risco de acidentes, a construção civil está na lista entre as áreas que o uso de EPI é fundamental para garantir a segurança, saúde e bem-estar dos trabalhadores.

Para garantir que haja uma aceitação tanto dos empregados quanto dos empregadores, a NR 6 estabeleceu uma série de recomendações que são necessárias para garantir dias de trabalhos sem prejudicar a vida das pessoas que estão envolvidas.

Norma Regulamentadora NR 6

É por meio da NR 6 que se determina ser de responsabilidade da empresa o fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual sem ônus aos trabalhadores.

Para determinar quais equipamentos devem ser utilizados em cada atividade com risco de pecularidade, leva-se em consideração o que definem:

  • O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT);
  • Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
  • Trabalhadores.

Também é importante ficar atento ao que diz o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), que são mais abrangentes quanto à proteção da saúde dos colaboradores.

EPI em obras da construção civil

Vejamos alguns dos principais equipamentos que agregam mais segurança aos trabalhadores durante as obras.

Capacete de proteção individual

O capacete deve ser utilizado durante todo tempo em que o trabalhador ficar na obra, pois ele é responsável por proteger a cabeça contra objetos que, acidentalmente, o atinja.

Há diferentes modelos que podem ser aplicados, tais como:

Capacete Acoplado Abafador;

Capacete de proteção – Classe A;

Capacete aba total para eletricista.

Para cada atividade, há um capacete mais adequado. Escolha sempre o mais adequado.

Máscara de proteção

Com a movimentação de diferentes materiais, o contato com a poeira e agentes nocivos podem ocasionar sérios riscos à saúde. O uso de máscaras de proteção torna-se crucial para que o trabalho não seja prejudicial.

Protetores auditivos

O contato direto com ruídos inadequados é capaz de prejudicar a audição dos trabalhadores, por isso os protetores auditivos são tão importantes, desde os protetores auriculares de espuma  até os abafadoressão investimentos que contribuem para um trabalho mais seguro.

Onde comprar EPIs

A Somhar comercializa EPIs para uso na construção civil e em outros ambientes. Oferecemos uma lista completa de equipamentos.

Conte com nosso profissionalismo para assegurar a qualidade de vida dos trabalhadores da sua empresa.