EPI para marcenaria: conheça os principais itens de segurança para essa profissão

Tempo de leitura 3 minutos

Ferramentas cortantes, materiais pontiagudos e um ambiente com riscos à  integridade física. Conheça os principais EPIs para marcenaria

 

Compreender a importância do EPI para marcenaria é o primeiro passo para garantir um ambiente de trabalho mais seguro e tranquilo para quem lida com ferramentas e materiais que apresentam riscos diretos e indiretos à integridade física. O passo seguinte é comprar o EPI para marceneiro certo de acordo com a sua necessidade. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog do Mundo Linha Viva. Aproveite para compartilhar o conteúdo com os amigos e amigas que trabalham na área e precisam adquirir os melhores equipamentos de proteção individual para a marcenaria.

Relação de EPI para marcenaria

  • Avental de raspa: materiais em fusão e agentes escoriantes e cortantes são comuns na rotina de quem trabalha com marcenaria. Por isso, o avental de raspa é tão importante. O EPI protege grande parte do corpo do trabalhador, garantindo segurança e muito mais tranquilidade.
  • Calçado de segurança: o chão de uma marcenaria pode apresentar vários riscos à integridade física dos colaboradores, principalmente quando pensamos em quedas de ferramentas e objetos cortantes. Lascas de madeira, parafusos e pregos também apresentam grandes riscos. Logo, o uso de calçados de segurança é fundamental.
  • Capacete de segurança: protege a cabeça contra queda de objetos cortantes ou pesados, como ferramentas e peças de madeira, por exemplo.
  • Luva de proteção mecânica: todo marceneiro utiliza luva de proteção mecânica e não é difícil entender o motivo. As mãos são os primeiros pontos de contato com qualquer tipo de material ou ferramenta dentro de uma marcenaria.
  • Máscara respiratória: produtos químicos e cola de madeira são comuns em uma marcenaria. Justamente por isso, contar com a proteção adequada para não inalar tais substâncias é fundamental. Os resíduos que ficam no ar podem comprometer a saúde do trabalhador imediatamente ou a médio e longo prazo.
  • Óculos de proteção: contra a ação de objetos na região dos olhos, não há EPI para marcenaria mais indicado que os óculos de proteção. Importante ressaltar que além da proteção, os óculos devem permitir total visibilidade.
  • Protetor auricular: não são raros os casos de marceneiros com anos de trabalho que apresentam problemas de audição. Isso acontece porque o barulho é muito alto devido ao uso de ferramentas por várias horas diariamente, ano após ano.
  • Protetor facial: sua função é bem clara, ou seja, proteger a região facial do trabalhador contra objetos cortantes. É um item obrigatório e seu estado de conservação deve ser verificado diariamente.

O Mundo Linha Viva tem o que você procura

A sua pesquisa na internet sobre EPI para marcenaria termina aqui. O Mundo Linha Viva trabalha com equipamentos de proteção individual de altíssimo padrão e para as mais diversas aplicações. São itens testados e aprovados dentro dos mais exigentes níveis de qualidade, ou seja, você não precisa se preocupar com a resistência, durabilidade e usabilidade de cada EPI. Outro ponto positivo por aqui é o atendimento especializado de quem realmente entende do assunto. Você pode esclarecer as suas dúvidas e também consultar preços e condições especiais. Aproveite o post de hoje: envie AQUI a sua mensagem de contato e garanta o que há de melhor em EPIs para marceneiros.