equipamentos de proteção individual
Tempo de leitura 3 minutos

Se preocupar com a segurança no trabalho é essencial para garantir a saúde e o bem-estar dos profissionais, de modo a prevenir acidentes e multas trabalhistas. O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) destaca-se como uma das principais medidas que visam evitar riscos e fatores que podem ameaçar a integridade física dos profissionais, e é obrigatório para todas as atividades com potencial para colocar o trabalhador em risco.

Existem diferentes tipos de EPI, cada qual com uma funcionalidade específica, mas que podem se adaptar aos mais variados segmentos. A Norma Regulamentadora de número 6 (NR 6) é responsável por estabelecer as exigências e regras sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual, definir o que é considerado um EPI e apontar as obrigações por parte das empresas e dos colaboradores.

De acordo com a NR 6, é considerado EPI todo acessório, equipamento ou uniforme que possui a finalidade específica de proteger o usuário contra algum risco presente no local de trabalho, independentemente de sua natureza. Assim, os EPIs existentes vão desde os mais simples até os mais elaborados, incluindo luvas de proteção, óculos de proteção e até uniformes profissionais.

Quando o uso de EPIs é necessário?

De maneira geral, podemos dizer que é necessário utilizar Equipamentos de Proteção Individual em todas as situações profissionais que representam algum perigo ao colaborador. Trabalhadores que carregam peso ou manuseiam máquinas pesadas, por exemplo, devem utilizar sapatos reforçados. Trabalhadores que manuseiam produtos químicos ou materiais quentes ou frios, por sua vez, devem sempre utilizar luvas — assim como os que trabalham com materiais que podem soltar peças devem contar com óculos de proteção.

O uso dos EPIs, portanto, deve se adaptar à cada função e situação, independentemente da função exercida pelo trabalhador. Desta forma é possível garantir um serviço mais seguro ao trabalhador, protegendo sua integridade física e sua saúde.

Treinamento e utilização do EPI

Embora alguns dos Equipamentos de Proteção Individual sejam fáceis de utilizar, como é o caso das luvas e óculos, existem situações em que é necessário tomar cuidados específicos com o manejo do EPI ou até mesmo com a execução do trabalho em si. Por isso, é dever do colaborador sempre oferecer informações a respeito da forma correta de utilização dos dispositivos de segurança.

Ao colaborador, cabe a tarefa de usar o EPI fornecido sempre da maneira correta e com responsabilidade, preocupando-se não apenas com sua segurança pessoal, mas com o bem-estar da empresa como um todo.